Atender famílias em situação de vulnerabilidade.
Fundo Social da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia
Quando vamos juntos, a comunidade prospera.
Bem-vindo à plataforma de projetos contemplados pelo Fundo Social Sicredi.
Aqui, você sabe mais sobre a iniciativa que contribui para o desenvolvimento das comunidades e conhece as entidades beneficiadas em cada região. O Fundo Social aplica um percentual do resultado da cooperativa para apoiar projetos em prol da cultura, educação, esporte, meio ambiente, saúde e segurança das comunidades, porque o Sicredi entende que quando vamos juntos, a comunidade prospera.
Veja o quanto a Cooperativa ajudou a melhorar a comunidade.
Agência 14 de Julho
O objetivo nessas ações é atingir até 85% dos beneficiários na realização de consultas, exames e procedimentos médicos e odontológicos, atendimento veterinário, distribuição de medicamentos, doações de vestuário, alimentos não perecíveis, enxoval de bebê, corte de cabelo, material escolar, auxiliar a detectar problemas graves na saúde em geral.
O projeto tem como objetivo promover educação em Saúde Única e o bem-estar coletivo das famílias multiespécies vulneráveis da comunidade do bairro Los Angeles, como estratégia de prevenção e promoção das saúdes humana, animal e ambiental. No Brasil, o terceiro setor vem denotando sua importância relacionada às suas atividades direcionadas a prestar atendimento de forma voluntária de assistência social, educação e saúde a pessoas e famílias que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica (fora do mercado de trabalho), garantindo que esses tenham acesso aos direitos descritos pela legislação. Através de ações educativas que serão promovidas e inseridas na rotina da comunidade com intuito de estimular a população sobre como podemos cuidar melhor da nossa saúde, principalmente de maneira preventiva, promovendo informação e conhecimento. As ações buscam por mais saúde, qualidade de vida e longevidade. Quanto mais a comunidade souber e for educada sobre saúde, maiores condições terão de se cuidarem de uma maneira mais adequada e efetiva. Desta forma, a disseminação do conhecimento e trivialização de boas práticas sanitárias e de saúde será possível garantir a convivência saudável do maior número de indivíduos das diferentes espécies dentro de seu ambiente comum.
Adquirir recursos financeiros para materiais de construção (concreto usinado) para a conclusão de um espaço recreativo em andamento. O local onde está sendo construída a quadra de esporte está localizada em frente ao projeto social, na rua Ipamerim, 428. O local já conta com uma estrutura pré-moldada sendo instalada. Deste modo gostaríamos de contar com o apoio do Sicredi para contribuir com essa obra, que será totalmente em benefício dos usuários atendidos pelo projeto social. Destacamos aqui a importância de oferecermos um local adequado e seguro para as atividades de esporte. Pois o esporte ajuda os usuários a desenvolver a coordenação motora, promove o bem-estar e ainda trabalha habilidades socioemocionais como disciplina, persistência e trabalho em grupo. Atualmente, para desenvolver as atividades de esporte com os usuários precisamos deslocá-las para espaços públicos próximos ao projeto, como praças etc., correndo o risco de acidentes e outras intercorrências neste translado, visto que as ruas do bairro são bastante movimentadas. Além da oficina de esporte, também o projeto desenvolve outras como: Capoeira, Inclusão Digital, teatro, aulas de violão/teclado e flauta que contribuem para o processo de aprendizagem da criança e do adolescente. Também é servido almoço, lanche/janta na Entidade. O projeto social das irmãs tem o foco de atender um público em situação de vulnerabilidade social e ocupá-las com atividades/oficinas que irão fazer diferença em suas vidas.
Leva a educação católica à população de Campo Grande-MS e região, com vistas à qualidade de ensino e valorização dos preceitos cristãos católicos.
Promover bem-estar as crianças acolhidas em medida de proteção por meio da transformação do ambiente em que eles vivem, despertando sensações, provendo um ambiente digno por meio de aquisição e instalação de portões de elevação.
Proporcionar um espaço mais adequado as crianças, adolescentes e suas famílias, para apresentação das atividades artísticas convivência e confraternização no Lar do Pequeno Assis.
Agência Afonso Pena
Mobiliar a sala da pastoral social Fraterno Amor, com a disponibilização de armário e prateleiras, bem como de itens de escritório para melhor organizar as doações recebidas, uma vez que o Fraterno Amor atende e dá assistência a várias comunidades, objetivando atender as necessidades básicas dos assistidos a partir das doações entregues pelos paroquianos (alimentos, produtos de limpeza e de higiene, fraldas, roupas, calçados, roupas de cama, mesa e banho, mobiliário, utensílios domésticos, materiais de construção, dentre outros).
Promover a unidade da comunidade e famílias através do esporte e lazer, fazer a inclusão social não apenas através da religião, mas pelo esporte.
Este Projeto visa através de aulas de violino, viola clássica, contrabaixo e violoncelo, trazer para as crianças atendidas pela Associação Beneficente Casa da União Lar de Santana – CDU, os benefícios que a música proporciona no desenvolvimento intelectual, além de proporcionar alegria, melhorar a socialização, satisfação pessoal, desenvolvimento intelectual da autoestima e confiança.
Construir/adequar o calçamento em frente ao ISMAC.
Atendimento consubstanciado na entrega dos enxovais para recém-nascido, os quais são confeccionados pelas voluntárias do Ateliê da Abadia, para as gestantes carentes da comunidade do Santuário Nossa Senhora da Abadia, as quais são atendidas pelas Pastorais Sociais. A doação dos enxovais atende também os recém-nascidos do Hospital Regional Maria Aparecida Pedrossian anualmente com, aproximadamente, 30 (trinta) enxovais, os quais são compostos de: 01 Manta 01 Toalha com capuz 01 Toalha Fralda 02 Fraldas de tecido 02 Paninhos de Boca 02 Cueiros de flanela 02 Roupinhas (confeccionadas pelas voluntárias) 02 Sapatinhos ou meias 02 Sabonetes para o bebê 01 Sabonete para a mãe 01 Pomada para assadura 01 Banheira. Atualmente são confeccionados 150 kits/ano em média.
Proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos necessários para a fabricação de pães caseiros e pães enriquecidos nutricionalmente, visando a melhoria na qualidade nutricional do alimento ofertado à mesa, bem como, aumentando da renda familiar de pessoas em situação de vulnerabilidade social qualificando-as profissionalmente, dentro das normas e legislações vigentes.
Conteúdo Programático:
Boas práticas de fabricação – BPF; Boas práticas de manipulação de alimentos; Noções de segurança do trabalho; Noções do programa 5s; Planejamento do produto (diversas gramaturas); Equipamentos, máquinas e utensílios utilizados na produção de pães de massa doce e semidoces com base nas especificações do fabricante; Equipamentos de proteção individual e coletiva utilizados na operação de máquinas e equipamentos; Documentos técnicos aplicados aos processos produtivos, procedimentos, ficha técnica, requisições de insumos, manuais, entre outros; Cálculo de produção na fabricação de produtos de panificação de massa doce e semidoces; Processo de fabricação de pães de massas doce e semidoce; Pães assados; Formulações de pão doce e pão semidoce.
Oferecer por meio da adequação da sala para oficina de balé ferramentas que possibilitem o desenvolvimento da disciplina, o lado artístico e cultural através da aquisição de camisetas uniformes, favorecer o reconhecimento do Instituto, bem como padronizar o modo de vestimenta das atendidas e atendidos.
Objetivo geral: proporcionar às crianças e adolescentes que fazem parte do Instituto um espaço com equipamentos adequados para o desenvolvimento da dança do balé, bem como uma padronização na vestimenta. Objetivos específicos: Adequar a sala para o melhor desenvolvimento da oficina de balé; b). Possibilitar por meio adequação da sala de balé que as atendidas e atendidos, desenvolvam o lado artístico e cultural, através da dança; c). Proporcionar um espaço adequado e que desperte a criatividade. d). Promover a padronização da vestimenta, através da aquisição das camisetas uniformes que promoverá a apresentação e presença do Instituto nos espaços e eventos que forem.
I - Adquirir geladeira industrial que ajudará no armazenamento e manutenção dos alimentos perecíveis. II - Comprar máquinas que ajudarão na organização através de consertos em geral e limpeza. III. - Oportunizar por meio da compra desses materiais permanentes maior sustentabilidade e reparações internas, sem necessidade pagamento a terceiro externo ao Instituto.
O objetivo geral do projeto de Reabilitasom para idosos é melhorar a qualidade de vida e a independência funcional dos idosos por meio de intervenções terapêuticas. Isso pode ser alcançado através da avaliação e tratamento de problemas de saúde física, cognitiva e emocional que afetam a capacidade dos idosos de realizar as atividades diárias. O projeto inclui várias abordagens terapêuticas, como musicoterapia, fisioterapia, e psicologia, dependendo das necessidades individuais de cada paciente. O objetivo é fornecer um tratamento personalizado que ajude os idosos a melhorar sua mobilidade, equilíbrio, força e resistência, além de promover a recuperação de lesões e prevenir novas lesões. Além disso, o projeto pode incluir atividades que ajudem a promover a saúde mental e emocional dos idosos, como danças, atividades recreativas e programas de apoio social. O objetivo geral é ajudar os idosos a manter sua independência e qualidade de vida, permitindo-lhes viver de forma mais saudável e ativa.
A Paróquia Nossa Senhora da Abadia (formada por três comunidades: Santuário Nossa Senhora da Abadia – Bairro Chácara Cachoeira, Comunidade São Domingos Savio – Bairro Cidade Jardim e Sitio Divina Misericórdia – Rural região Três Barras) realizará diversos cursos de instrumentos musicais e canto, potencializando as capacidades técnicas, musicais, criativas, visando a difusão cultural e artística.
Realizar a organização, confecção e distribuição de marmitas, bebidas e lanches conforme escala semanal, bem como atender outras necessidades básicas conforme a situação, tais como: calçados, roupas, documentos etc.
Por meio da UEFAMS oferecer atividades esportivas voltadas ao Futebol para crianças e adolescentes estudantes da rede municipal de ensino, principalmente em situação de vulnerabilidade, de modo a ser um estímulo ao desenvolvimento social e pessoal.
Agência Água Clara
Incluir as pessoas, visando o desenvolvimento integral de suas potencialidades e aptidões proporcionando oportunidades e melhor qualidade de vida, através de programas específicos.
O Projeto é uma ação de iniciativa coletiva, com a finalidade de acolher, cuidar e arrumar um lar, especificamente às espécies caninas e felinas.
Agência Araguatins
Execução de programas e projetos de estímulo ao desenvolvimento das artes musicais, com destaque a musica regional, através de atividades de cunho educativo, artístico e sócio-cultural, bem como do resgate e difusão de conhecimentos e técnicas tradicionais e alternativas, do saber científico e da democratização e acesso às tecnologias específicas de informação.
Intercâmbio com instituições e com entidades artísticas, científicas e sócio-culturais, nacionais, visando troca de experiências e de informações, cooperação e divulgação nos âmbitos da produção e da promoção artístico-cultural, técnica e científica, com ênfase na área de música nos diversos ritmos.
Ensinamento musical, ministrado gratuitamente, com enfoque no desenvolvimento dos valores e talentos locais.
Participação em eventos em geral, promovendo retretas e apresentações em logradouros públicos. A não se envolverá em questões de ordem religiosa, político-partidária ou quaisquer outras que não se coadunem com seus objetivos institucionais.
Abordaremos os seguintes tópicos: • Desenvolver a criatividade e a sociabilidade dos alunos; • Despertar o interesse pela iniciação à música; • Desenvolver a questão da sensibilidade através da música; • Descobrir novos talentos através da música; • Trabalhar a pluralidade cultural; • Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação e memória; • Desenvolver a sociabilidade, participação do trabalho em grupo.
Agência Avenida Filadelfia
Ver um irmão sofrer com a fome é uma ferida aberta no coração de todo ser humano em contato com o sentimento da empatia, da dignidade. Precisamos ser capazes de nos indignarmos com esta realidade. Por isso, o nosso objetivo é oferecer ao participante, sistemicamente, assistência básica imediata e oportunidade de aprimoramento pessoal e técnico com o fim de reintegrá-lo à cadeia das relações sociais e do mercado profissional. Especificamente, há também o propósito de contribuir de forma coordenada com o poder público, ofertando triagem e encaminhamento para os órgãos e entidades competentes, que já prestam a assistência social em áreas específicas. Não menos importante, o Ágape Social possui também o intuito de apoiar e orientar àqueles que possam estar famintos não só física, mas espiritualmente, pois entende que o evangelho não está contido apenas em palavras, mas em enxergar no próximo a condição de semelhante, sujeito a garantias e direitos, mas sobretudo ao amor que se doa: o amor ágape.
Promover e incluir socialmente e profissionalmente, as pessoas com deficiências físicas e intelectuais, por meio da manipulação e preparo de alimentos, a fim de oportunizar uma melhor qualidade de vida a partir da geração de emprego e renda.
Promover a qualidade de vida da criança, adolescente, jovem, adulto, idoso e família; Melhorar o convívio familiar, despertando o compromisso, o respeito, o amor, e o cuidado mútuo, a exemplo da sagrada família; Desenvolver projetos na área espiritual, social, de saúde, educação, esporte, lazer, profissionalizante, trabalho, de caráter beneficente, de creche, cooperativos e na mídia, atendendo aos princípios cristãos, éticos, humanitários e legais; Promover ações de prevenção, habilitação e reabilitação de dependentes químicos e de pessoas portadoras de deficiência, bem como de seus familiares; Promover a execução de serviços na área de rádio difusão e suas finalidades específicas, observando os princípios estabelecidos no art. 4° da Lei 9.612/98; Organização de eventos e shows culturais; Organização de feiras, congressos e convenções.
Agência Bandeirantes
Formar pessoas conscientes de direitos de deveres.
O objetivo deste projeto é oferecer oficinas de esporte de participação com foco no Atletismo, em contraturno escolar para 30 crianças e adolescentes na comunidade do Jardim Leblon, visando prevenir situações de risco e garantir o seu direito ao esporte, ao lazer e à convivência. Para isso, vamos fazer a aquisição de materiais e um orientador social educando em Educação Física, para realização das atividades esportivas de Voleibol, Futebol, Basquetebol, Jogos de mesa e o Atletismo. Utilizando como metodologia os princípios do esporte de participação para ofertar a vivência esportiva de forma democrática e recreativa, garantindo os direitos de acesso ao esporte, fortalecendo vínculos e desenvolvendo integralmente cada usuário do projeto. Ao final do projeto, vamos entregar medalhas e certificados para todos os alunos visando a valorização da participação e o empenho de cada aluno em sua individualidade. Vale a pena ressaltar que oficinas de cunho esportivo são relevantes na medida em que dão a oportunidade aos usuários de conhecer várias modalidades esportivas, e principalmente os esportes coletivos como o basquete, o vôlei, o futebol, que fazem com que os usuários aprendam a trabalhar em equipe e desenvolvam o senso coletivo. Os benefícios não param por aí, a prática esportiva também auxilia o desenvolvimento de habilidades como a liderança, a disciplina, estimula a convivência em grupo, fator imprescindível para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O objetivo desse projeto é realizar o fortalecimento das nossas ações culturais/festivas para nossas 65 crianças e adolescentes, com as ações previstas em nosso planejamento anual como: Festa Julina (15/07), Dia das Crianças (Outubro), Dia do Hip Hop com Mostra de Dança (12/11) e Formatura da turma de Dança (15/12), todas ações realizamos apresentações de dança, e algumas convidamos outros grupos/cia para os alunos e a comunidade terem acesso as produções culturais locais. Para conseguir manter as ações e ofertar os eventos culturais com qualidade vamos realizar a aquisição de equipamentos que precisamos e em sua maioria precisamos locar, como os serviços: de fotografia, linóleo, cama elástica, data show com tripé e lona, todos esses se for adquirido para Associação não iremos mais realizar a locação e iremos economizar em nosso caixa, e direcionar para outras necessidades do Projeto, como custeio de internet, gás de cozinha, materiais didáticos diários. Os demais materiais são o que todo evento cultural necessita para divulgação e manutenção como impressão gráfica dos materiais publicitários, banner, folders, crachás, entre outros, resmas A4 para as palestras que realizamos nessas ações e reuniões de alinhamento para organização e planejamento. Essas ações tem como objetivo ofertar o acesso a arte e cultura garantido pelo ECA e Constituição Federal e dar forças ao nosso atendimento aos 65 usuários da comunidade periférica do Guanandi e adjacências.
Este projeto vislumbra em parceira com o Sicredi-União elaborar estratégias de promoção à saúde e conscientização sobre a prevenção à doença de Alzheimer.
Amparar a instituição com máquinas que geram produtos nas oficinas de capacitação de artesanato e costura para mulheres, que além de ensinar as mulheres uma profissão e geração de renda, poderão também funcionar como captação de recursos para manutenção da instituição. Os produtos serão vendidos nos eventos e ações da instituição. Oportunizar para as famílias, em especial mães-solo, sair da situação de pobreza. Palestras e Rodas de Conversa sobre os direitos humanos. Oferecer tratamento psicológico para as vítimas de abuso.
Através da produção artística áudio visual promoveremos a reflexão da questão social que envolve o abuso sexual na infância e a violência de gênero, provocando a conscientização para o tema e sensibilização da sociedade para as consequências devastadoras desse crime.
Agência Barreiras
Capacitação e intermediação de mão de obra qualificada de trabalhadores e estudantes para o exercício das suas atividades profissionais dentro das diretrizes do projeto CAPACITA BARREIRAS de forma a atender as competências exigidas pelos diversos ambientes organizacionais no mundo do trabalho, alcançando até 50 atendimentos por mês, beneficiando até 550 pessoas.
Possibilitar que pessoas de vulnerabilidade social tenha acesso a uma formação profissional.
O projeto escolinha de futebol jovem do futuro tem por objetivo principal incentivar a prática de atividades esportiva possibilitando ao adolescente pertence a um grupo que o tira do isolamento social da criminalidade e o diminuir o sedentarismo nessa faixa etária.
Promover educação social através da nossa modalidade esportiva Judô.
O projeto para aquisição de cadeiras adequadas e adaptadas para pessoas com deficiência tem o objetivo de promover inclusão social, se apresenta como uma necessidade da instituição em poder oferecer um mobiliário adequado para os alunos de acordo com suas limitações em diversas áreas, como física, motora e cognitiva, cadeiras e mesas que possam oferecer conforto e qualidade para a aprendizagem dos usuários. Pensando em oferecer uma melhor qualidade nos atendimentos dos alunos no ambiente escolar, a instituição se preocupa em conseguir recursos através de projetos que visam acessibilidade e melhor qualidade de vida para este público específico, tendo em vista que a maior parte deles vivem em situação de vulnerabilidade social. Este mobiliário poderá atender a demanda da instituição e permitirá um melhor desenvolvimento dos alunos e das atividades propostas, contribuirá para os movimentos das ações motoras frente as diferentes situações, demandas e tarefas, um projeto que tem um significado enorme de acessibilidade, além de ser um facilitador da aprendizagem motora, cognitiva e bem estar.
Instalar um sistema de geração solar fotovoltaico no Clube ABCD, com perspectiva de produção de 1.060 kWh/mês, possibilitando o consumo sustentável e a redução do custo com a conta de energia da instituição. O Clube está localizado em um local privilegiado da região central de Barreiras, próximo ao centro histórico e outros pontos turísticos da cidade. Possui área ampla, com dois pavimentos: no térreo, que foi recentemente reformado, são 2 salas usadas como escritórios, 2 banheiros, salão de festas de 510m², pátio de 500m² e anexo com cozinha, 2 salas e 2 banheiros. No andar superior há outro salão com cobertura metálica, palco, camarim, 2 banheiros e cozinha. Além das ações voltadas para os associados, o Clube também estabelece parcerias com o poder público e instituições privadas para realização de atividades culturais e sociais abertas ao público em geral, e aluga o espaço para eventos privados, garantindo assim recursos para sua manutenção. Nos últimos meses, especialmente após a reforma completa do térreo financiada pelo Fundesis – Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia, a programação do Clube ABCD tem sido intensa e diversa, o que contribuiu para o aumento das despesas, especialmente a tarifa de energia elétrica. Com o apoio do Fundo Social do Sicredi, esperamos tornar o Clube autossuficiente na geração de energia, e, no curto e médio prazo, direcionar os recursos economizados para outras melhorias ainda necessárias no espaço.
Agência Barreirinhas
O PROJETO CASTRAÇÃO LEGAL, pretende atingir o maior número de animais que possuem tutores de baixa renda, bem como a castração dos animais resgatados por maus tratos, recolhidos ou recebidos pelo CCZ e Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Barreiras-Bahia. Com a castração em massa, a Entidade estará atuando na preservação ambiental e prevenção na saúde pública, tendo como principal foco a defesa e proteção animal na busca de atingir um equilíbrio ambiental e o convívio harmonioso entre seres humanos e animais. Vale salientar que a esterilização de animais errantes, como objetivo da ong LOBO, além da redução da densidade populacional de cães e gatos nas ruas, será reduzir, de forma indireta, o número de agressões de cães a pessoas, possíveis contágios de doenças transmissíveis ao homem por animais, podemos citar a raiva, a leishmaniose, leptospirose, entre outras. Acreditamos, ainda, que a ESTERILIZAÇÃO é hoje a única alternativa eficiente no controle da superpopulação de cães e gatos de rua, e a ONG LOBO TEM COMO OBJETIVO REDUZIR, QUIÇA ELIMINAR, a situação de milhares de animais em condição de rua, já que na prática, impede-se que animais nasçam e sejam vítimas de abandono.
Agência Brasilândia
Proporcionar o acesso a prática esportiva de vôlei e atividades físicas para mulheres, bem como sensibilizá-las a autoconfiança, empoderamento e promoção da saúde biopsicossocial. Em suma, entendemos que há muitos ganhos além da prática esportiva do vôlei, o projeto contribui para a qualidade de vida, da construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e segura, trazendo assim, grande impacto à toda sociedade e não somente às participantes diretas. Os resultados se manifestam no contexto da vida cotidiana, no mercado de trabalho, em que mulheres enfrentam, constantemente o sexismo e a misoginia tão presentes na atualidade, bem como no contexto da vida familiar, em que muitas destas mulheres sofrem ou já sofreram algum tipo de violência ou relacionamentos abusivos.
O programa está alicerçado na criação de uma moeda social, que é trocada por materiais recicláveis coletados pelos alunos do 4º e 5º anos da rede pública municipal de ensino participante. Esta moeda é utilizada na aquisição de produtos naturais saudáveis adquiridos na Feira Municipal da Agricultura Familiar. A associação ou cooperativa de catadores recebe todo o material coletado.
Objetivo: oferecer um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes, onde eles possam receber apoio educacional, desenvolvimento de habilidades, cursos profissionalizantes, acesso a atividades recreativas e culturais, além de serviços de assistência social. Acreditamos firmemente que cada criança e adolescente merece a oportunidade de alcançar seu pleno potencial, independentemente de sua origem socioeconômica.
Desenvolvimento social, físico, mental e espiritual de crianças entre 10 a 15 anos de qualquer classe social, raça, credo, da comunidade local.
Angariar fundos através da Cozinha Solidária, com a produção, preparação e venda de alimentos, sendo os valores arrecadados utilizados em prol da entidade para que a mesma possa atender, encaminhar e auxiliar esses pacientes em tratamento na cidade de Jaú -SP, visto que a prefeitura de Brasilândia MS não realiza nenhum programa nesse segmento.
Agência Colinas
Mobilizar toda a igreja e sociedade em geral, sobre a importância da participação das crianças nas celebrações e então apreenderem os ensinamentos religiosos. Trabalhar de forma alusiva sobre a vida cristã por meio da catequese/iniciação. Distribuição de folhetos informativos para crianças com conhecimento em leitura para acompanhar assim as celebrações.
Atender comunidade na educação da fé através da catequese.
Agência Corumbá
Fomentar a democratização cultural na região pantaneira, através da realização do Moinho In Concert 2023, um espetáculo artístico de dança com música orquestral e coral infanto-juvenil, encenado por bailarinos, musicistas, colaboradores e participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano e artistas convidados.
Possibilitar o acesso de crianças e adolescentes à prática de esporte na modalidade de “judô” formais de maneira sistêmica e continuada, como instrumento educacional para disseminação de valores do esporte: respeito mútuo, regras, trabalho em equipe, superação, comprometimento.
O nosso principal propósito é evangelizar com fundamentos e ensinamentos de Jesus Cristo, respeitando sempre o nosso estado laico. Ajudar na alfabetização e preparar para os desafios do mundo. Temos muitos sonhos: construir salas de aula, espaços para lazer, refeitório, dormitório, creche, proporcionar esporte, cultura e lazer para um público em sua grande maioria carente. Para esse projeto, temos como ideia a compra de instrumentos musicais e manter um professor durante o ano para aqueles que frequentam o nosso espaço, poderem aprender a arte da música pela instrumentalização. Há muitos benefícios para quem está aprendendo a tocar algum instrumento como: melhora a capacidade de memorização, produtividade, aumento da coordenação motora, combate ao estresse e ansiedade, melhora na concentração e foco, combate a perda da capacidade cognitiva e estimo aos hormônios do bem-estar. O ato de tocar é um comportamento que pode conter alguns elementos fundamentais para o desenvolvimento do ser humano, principalmente as crianças, desde a vida intrauterina, proporcionando bem-estar físico, emocional e social. Para uma sociedade tão carente, essa pode ser uma saída para um futuro mais digno e temos esse compromisso a cumprir. Música é cultura. Portanto, ao aprender um instrumento musical você vai estar se jogando em uma atividade que vai te ajudar a compreender história e a sociedade onde vive (e até outras sociedades).
Iniciar a preparação de bons profissionais ou acadêmicos na área de TI em escolas de Ensino Fundamental e Médio de Corumbá e Ladário. Identificar jovens talentosos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Aproximar esses jovens talentosos da UFMS. Capacitar acadêmicos do curso de Sistemas de Informação a serem instrutores de Tecnologia.
Atender aos mais necessitados e formar as crianças com uma profissão.
Educar pelo esporte, promovendo a cultura esportiva, da atividade física e do lazer, para alcançar o desenvolvimento desportivo, social e integral do indivíduo.
Inclusão social, manutenção e conservação do meio ambiente e exportação.
Oferecer um avanço na qualidade de vida ao paciente oncológico utilizando a água Kangen.
Agência Dianópolis
O objetivo principal do projeto é conseguir garantir e ampliar o bem-estar dos atuais assistidos da ILPI de Dianópolis por meio da obtenção de camas hospitalares e colchões específicos para o tipo de necessidade que essa instituição contempla em termos de auxílio, cuidado e assistência social. As instalações existentes contam com camas e colchões comuns que não proporcionam o conforto necessário aos idosos em suas diferentes particularidades físicas. Queremos promover nesse projeto uma etapa do processo – em curso – de reestruturação da ILPI Lar São Vicente de Paulo com o objetivo de minimizar as mazelas psicossociais que afligem o público-alvo do Asilo, além de melhorar as perspectivas de acolhimento e atendimento dos idosos que estão em fila de espera – cerca de 10 pessoas. Com o auxílio do SICREDI, almejamos oferecer aos residentes o acesso a equipamentos tecnológicos de alta qualidade – camas hospitalares com colchões de espuma – para amenizar as necessidades naturais oriundas do processo de envelhecimento humano. Temos o imperativo de adquirir equipamentos de caráter permanente que serão utilizados no resgate da autoestima e na promoção da comodidade ergonômica para os idosos, com o objetivo também de dinamizar o trabalho da equipe cuidadora através de instrumentos materiais mais seguros, ágeis e duráveis. Trata-se de uma etapa importante dentro do objetivo maior de viabilizar a futura remodelação estrutural do Asilo no seio da sociedade do Sudeste do Tocantins.
Agência Formosa do Rio Preto
Objetivo Geral: Distribuir gratuitamente 1.000 (mil) exemplares do Livro “O bloco de notas que virou livro” de autoria de Franco Porto e Ariadne Godinho em 02 escolas públicas da cidade de Formosa do Rio Preto – BA.
Objetivo específico: Promover a Educação Ambiental dos estudantes da rede pública de ensino por meio da literatura infantojuvenil; Fomentar ações socioeducativas nas escolas públicas; Incentivar o gosto pela literatura em alunos de escolas públicas; Desenvolver hábito da leitura em alunos de escolas públicas.
Promover melhor qualidade de vida as pessoas com deficiência motora.
Agência Formoso do Araguaia
Reformulação da praça em frente ao colégio para bem estar dos alunos e frequentadores do local.
Agência Guaicurus
A 6ª CIPM entende através de sua Comandante, que existe uma necessidade cada vez maior de que as atividades já desenvolvidas com os membros representantes da comunidade do Bandeiras, bem como dessa forma, a 6ª CIPM entende através de sua Comandante, que existe uma necessidade cada vez maior de que as atividades já desenvolvidas com os membros representantes da comunidade do Bandeiras, bem como outras relativas a palestras e instruções sejam feitas num ambiente propício para tal. Nesse sentido, ocorre que no presente momento a 6 ª CIPM não possui um espaço em que se possa desenvolver as atividades acima descritas, sendo estas realizadas em ambientes externos, auditório de igreja, salas de aula em escolas da região, e ou mesmos em outras unidades militares, muitas vezes de forma improvisada. Sendo assim, muitas atividades ficam prejudicadas por não haver na sede da 6 ª CIPM um auditório para que os trabalhos de planejamento de operações, instrução e ensino sejam desenvolvidos, nem mesmo para que se possa deliberar juntos aos Conselhos Comunitários de Segurança, ações voltadas a melhoria da segurança pública em nossa região. O objetivo geral é fazer com que a 6ª CIPM, responsável pela Segurança Pública da região do Bandeiras, que abrange 11 bairros com 118 parcelamentos, tendo uma população de aproximadamente 115 (cento e quinze) mil habitantes, tenha um espaço físico (auditório), para que as atividades de planejamento, instrução e ensino sejam realizadas em um local adequado.
Equipar a cozinha industrial para auto sustentabilidade do instituto e reforma da quadra para o desenvolvimento cognitivo, físico motor e recreação das crianças.
O Projeto tem como meta principal aumentar a capacidade de atendimento às mães e suas famílias com a ampliação e a reforma da varanda em sua sede própria, sendo indispensável a parceria e o apoio financeiro para tal.
Dar condições de promover eventos que contribuam para o caixa da Igreja, bem como promover encontros, como os dos Conselhos Administrativos e Pastoral. Ademais, os freezers que lá estão foram doados em 2016 e já eram usados.
Compra de maquinários para implementar na cozinha industrial, finalidade possibilitar a capacidade de gerar auto sustentabilidade de modo a ajudas as comunidades ao entorno do instituto, garantindo melhoria de renda, social e inclusão.
O Projeto Musicanto tem o objetivo de preparar músicos para atuarem nas diversas comunidades pertencentes na paróquia promovendo a iniciação musical dos alunos por meio do ensino do canto, do violão e da teoria. O presente projeto visa também incentivar e desenvolver talentos musicais, além de promover cultura e lazer para crianças, jovens e adultos de nossas comunidades.
Agência Guaraí
Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, assegurando espaços para encontro intergerenciais permitindo a convivência harmônica e familiar.
Reestabelecer a restruturação do Sport Club Guaraí e Promover a formação novos atletas, por meio de uma estrutura profissional, que privilegie estratégias e ações que resultem em uma maior competitividade do clube e participação de competições de alto rendimento, e que venha resgatar o apoio e participação dos amantes do esporte e da comunidades como um todo.
Agência Gurupi
Instalar um sistema de iluminação no campo de futebol da AGAB, permitindo a realização de aulas de futebol à noite. Proporcionar atividades esportivas de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Promover o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes por meio da prática esportiva. Criar um ambiente seguro e propício para as atividades noturnas, visando a redução de riscos e a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
Com a instalação da Caixa D`Água, melhorar as condições de infra estrutura do Projeto Social, garantindo o armazenamento de água aos atletas e demais colaboradores, bem como a manutenção dos campos de futebol e suas dependências.
Equipar o Refeitório do 4º BPM, propiciando ambiente adequado para confecção de alimentos para crianças e adolescentes participantes do projeto “Escolinha de Futebol do 4º BPM”, buscando a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade familiar e social, estimulando à vida saudável e prevenção às doenças, com a oferta de alimentos em ações integrativas, além de ofertar suporte logístico em ações de promoção da segurança pública na região sul tocantinense. A implementação do refeitório colaborará substancialmente para o pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes participantes do projeto “Escolinha de Futebol do 4º BPM, já que será utilizado na confecção dos alimentos que serão servidos às crianças e adolescentes durante atividades integrativas que acontecem rotineiramente no 4º BPM.
Melhorar a sonorização do auditório do 4º BPM, contribuindo para eficiência na comunicação nos momentos de palestras e instrução ofertadas pelos instrutores do PROERD à população gurupiense, aumentando a qualidade do serviço prestado. Proporcionar um ambiente adequado para desenvolvimento do trabalho executado pelos instrutores do PROERD; Esclarecer dúvidas da comunidade e orientar; Melhorar a explanação dos conteúdos/aulas através de uma boa sonorização; Facilitar aos instrutores a forma de ministrar palestras de maneira que o discente venha assimilar as informações com mais amplitude; Envolver os pais e/ou responsáveis pelos alunos no desenvolvimento das atividades propostas pelo programa; Promover interação entre Polícia Militar e comunidade.
Oferecer oportunidades de prática esportiva para crianças, adolescentes e adultos, sem distinção de gênero, idade ou condição socioeconômica; Promover a inclusão social e o trabalho em equipe através do esporte; Estimular a adoção de um estilo de vida saudável e ativo entre os participantes; Identificar e desenvolver talentos esportivos locais.
Agência HU
- Doar mensalmente 90 kits de higiene pessoal contendo: 1 frasco 200 ml de shampoo; 1 frasco 200 ml de condicionador; 1 frasco 200 ml de sabonete líquido; 1 bisnaga de 50g de creme dental; 1 escova de dente; e 1 frasco de desodorante. Nos kits masculinos será acrescido 2 aparelhos para barbear e nos kits femininos um pacote de absorvente.
- Doar passes de ônibus urbano de Campo Grande - MS de ida e volta para as suas residências para até 30 pessoas.
- Contribuir para a melhoria das condições pessoais dos acompanhantes de pacientes internados no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.
- Promover a higiene pessoal, incentivar e facilitar as práticas de higiene adequada num ambiente hospitalar.
- Melhorar a qualidade de vida para pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade ou baixa renda e condições especiais e proporcionar um senso de dignidade, bem-estar e autoestima.
- Facilitar o ir-e-vir de pessoas que acompanham pacientes contribuindo para a melhoria do seu dia a dia e dos seus familiares enquanto exerce essa função.
- Melhorar a autoestima e o bem-estar emocional dos participantes ao receber o corte de cabelo o interno melhora a sua aparência e podem experimentar um aumento na autoconfiança e no bem-estar geral.
- Cortar cabelo de 20 pacientes e ou acompanhantes do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, de todas as faixas etárias.
- Identificar junto ao Serviço de Assistência Social do Hospital o público deseja e/ou precisa ser atendido.
- Sensibilizar profissionais para que sejam voluntários, doando um pouco do seu tempo e conhecimento para atender os necessitados.
Compra de material esportivo para a fase de preparação da Copa do Brasil Sub-20.
- Distribuir 30 enxovais para recém-nascidos por mês cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade social ou em situação de urgência e outros casos sujo o setor de Assistência Social do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian julgarem necessário.
- Promover um início de vida saudável, digno e adequado para os recém-nascidos, através da distribuição de kits de enxoval.
- Garantir que bebês de baixa renda ou em condições de vulnerabilidade recebem itens de enxovais para que recebam os seus primeiros cuidados após o nascimento mais adequados.
- Reduzir o ônus financeiro das familiais de baixa renda ou em condições de vulnerabilidade, proporcionando-lhes suporte material para os cuidados com o recém-nascido, permitindo que os seus parcos recursos sejam direcionados para outros itens de subsistência.
- Promover o bem-estar e a saúde infantil contribuindo para o bem-estar geral do recém-nascido, ajudando, inclusive, na prevenção de doenças, proporcionando ambiente saudável para o desenvolvimento da criança recém-nascida.
- Reunir voluntários para a confecção e montagem dos enxovais.
- Promover feiras de Brechó para arrecadar fundos para compor o orçamento complementar do projeto.
- Promover arrecadação de roupas e afins para que sejam comercializados ou distribuídos durante a realização das vendas do Brechó
Agência Integração - LEM
Visa proporcionar um ambiente seguro e agradável para crianças e adolescentes que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social, promovendo valores como; cidadania, ética, educação, lazer, cultura e facilitando o acesso das famílias ao mercado de trabalho. Oportunizar a crianças e adolescentes a prática de atividades esportivas, educacionais, sociais e manutenção da saúde. Democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Tendo como um dos maiores objetivos o desenvolvimento da cultura e da arte Junina, o grupo vem atuando nos festivais e arraiares da região.
Agência JK
O objetivo deste projeto é fomentar e preservar a cultura afro brasileira, por meio da prática da Capoeira Angola, sua musicalidade e vivências de samba de roda e samba chula. É também objeto deste projeto garantir a maior repercussão e abrangência de público possíveis, visando consolidar o Tocantins no cenário de salvaguarda dos patrimônios culturais do Brasil, principalmente em relação à capoeira angola. Fomentar a manutenção das culturas populares em nível municipal e estadual aliando estas ações ao nome de nossos apoiadores e patrocinadores. Nas últimas décadas, a Capoeira tem sido reconhecida por se tratar de uma manifestação popular bastante usada e difundida em nossa sociedade, o que tem favorecido sua valorização como forma desportiva, cultural e educativa. Tamanho tem sido esse reconhecimento que, em julho de 2008, o Instituto Brasileiro do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) registrou a Capoeira como Patrimônio Nacional Fomentar a manutenção das culturas populares em nível municipal e estadual; Promover o desenvolvimento sociocultural, Promover e realizar atividades, e pesquisas para a difusão e fortalecimento da cultura afro-brasileira, combate ao racismo e demais formas de preconceito.
O projeto ajuda a sociedade em totalidade. Tendo como foco os idosos, crianças e famílias carentes. Ajudando para uma melhora de qualidade de vida e fazendo com que as crianças possam ter um esporte e as tirando das ruas. Atualmente temos escolinha de futebol muito ativa na regiao e estamos buscando patrocínio tbm para a aquisição de equipamentos, para que possamos fazer aluguel em eventos e fazermos o caixa mais ativo da associação para podermos manter o auxilio as familias.
Objetivo Geral Resgatar e difundir a arte/luta Capoeira, realizando um curso permanente com treinamentos e pesquisas sobre a capoeira e outras formas de expressões afrobrasileira, com o intuito de formar um grupo de estudos e prática da Capoeira, resgatando os seus princípios, fundamentos e tradições, como também da pesquisa das demais formas de expressão de nosso folclore. Objetivos específicos: Conduzir um processo de treinamento da capoeira articulando teoria e prática; Aprofundar e socializar o conhecimento existente sobre a capoeira, considerando as diferentes vertentes, história, sociologia, antropologia, filosofia, cultura, etc; Capacitar os alunos capoeiristas em Cidadania e Desenvolvimento Humano utilizando princípios filosóficos e ritualísticos da capoeira através de práticas de educação popular; Estruturar um grupo de show que envolverá capoeira, maculelê, puxada de rede, samba de roda, samba duro e percussão.
Agência José de Brito
O objetivo geral do projeto, é promover ações voltada a comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica dos bairros periféricos do município de Araguaína através da educação ambiental. Outrossim, a Escola no decorrer das suas práticas pedagógicas, tem a concepção da necessidade de ofertar cursos de geração de renda para fomentar a autonomia financeira das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Desde o início de 2020, o coletivo está empenhado em proporcionar aulas incríveis de diversas técnicas, como mosaico, bordado, crochê, marcenaria leve, pintura em tela e tecido, para mulheres e crianças. Contudo, nosso espaço acolhedor e aconchegante está ficando pequeno demais para a quantidade de pessoas que desejam participar das oficinas. Por isso este projeto tem como objetivo a reforma dos nossos ateliês.
Adquirir cortador de grama dirigível para a Escolinha de Futebol do 2º BPM por meio de parceria com instituições e empresas privadas e o 2º BPM a fim de viabilizar à crianças manutenção das atividades esportivas e sociais realizadas e voltados às crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Futebol Cidadão da AOCAM.
Proporcionar um ambiente seguro para os seus frequentadores, e reconstrução da área verde.
Criação de instalações para atendimento a pets em situação de rua (abandono, maus tratos).
O objetivo do projeto Cozinha Sustentável, é não usar o tijolo convencional, no processo da construção da mesma mas, o próprio tijolo, produzido na Escola. O tijolo sustentável será usado em toda a construção da cozinha: estrutura, bancada da pia, calçada e terraço.
Concluir reforma compreendendo partes de alvenaria, pintura e instalações elétricas.
Reformar o piso da quadra da Escola Paroquial São Vicente de Paulo.
Agência Júlio de Castilho
Será para melhor atender e dar mais qualidade as aulas de informática e oficinas realizadas na sala de atendimento da Associação Renasce a Esperança.
Desencadear um processo de reflexão sobre valores, destacando o respeito à vida como sendo o primordial valor do qual todos os outros valores e direitos são decorrentes; b) Proporcionar o conhecimento e desenvolvimentos físicos, mentais e sociais através do esporte, a fim de que esses se reconheçam enquanto cidadãos construtores da história, cultura e sociedade; c) Proporcionar as famílias envolvidas um suporte de apoio aos seus vínculos familiares, favorecendo e fortalecendo as relações primárias de convivência e de segurança social; d) Motivar a participação cidadã e prática solidária de cada criança e adolescente em suas famílias e comunidade com vistas a sua inserção; e) Desenvolver uma proposta de trabalho educativo que permita a criança e o adolescente enfrentar e vencer desafios impostos pela sociedade; f) Garantir a manutenção com sucesso das crianças e adolescentes à escola; g) Desenvolver as práticas esportivas nas modalidades de voleibol.
Adquirir materiais permanentes e de consumo a fim de viabilizar a operacionalização da Entidade.
A Associação dignidade e vida sempre prestou serviço itinerante de defesa e garantia de direitos, e através desse projeto queremos fixar nosso atendimento em nossa sede com ofertar em oficinas de Dança para democratizar o acesso a arte e cultura para crianças e adolescentes da comunidade Guanandi, Taquarussu e Jacy, que não tem nenhum acesso aos seus direitos a Constituição Federal. Para tanto, necessitamos da reforma em nossa sede que está se reestabelecendo em novo local e vamos solicitar essa parceria para construção da sala de dança e mão de obra. Após a construção vamos implementar as oficinas de dança e também disponibilizar a sala para grupos/cias parceiros independentes para fortalecer as produções culturais locais e não somente engajar uma rede de parceiros em prol das transformações que a arte e suas expressões podem oferecer para as comunidades atendidas e atravessadas por elas.
Agência Lagoa da Confusão
Proporcionar aos usuários/alunos da APAE de Lagoa da Confusão um conhecimento sucinto sobre a técnica de desenvolvimento do patchwork.
Agência Luis Eduardo Magalhães
O RYLA visa proporcionar o desenvolvimento do espírito de liderança, autoestima, confiança, ética, comunicação, resolução de problemas, gerenciamento de conflitos, direitos humanos, ecologia e o meio ambiente, para que possam adquirir conhecimentos fundamentais para a sua formação pessoal, profissional e o exercício de cidadania.
Estimular a autoestima das famílias; Incluir crianças adolescente e jovens; Produzir adubo orgânico através de compostagem; Plantar para o consumo; vender para a comunidade e pessoas físicas; Fortalecer a união da comunidade. ; Promover cursos para incentivar a horta alternativa em casa; Sensibilizar as questões ambientais, jardinagem.; Processo de reciclar através dos materiais orgânico e inorgânico.
Apoiar e patrocinar atividades poéticas musicais. Em anexo consta detalhes do projeto.
Melhoria das instalações, com aquisição de equipamentos para atender melhor os frequentadores e crianças atendidas.
Compra de janelas para melhorias nas sala de aula do Posto de Assistência.
Atender famílias carentes, levando alimentos para acabar com a fome.
Entregas aproximadamente 100 (cem) cestas básicas e natalinas às família com menor poder aquisitivo de Luis Eduardo Magalhães e região rural.
Propiciar as famílias atividades esportivas e culturais incentivando exercícios físicos, melhorando a saúde e ao mesmo tempo fortalecendo os laços familiares, valores e tradições.
Promover a inclusão de jovens de Luís Eduardo Magalhães através do esporte e despertá-los para uma postura que transforme a sociedade em um espaço mais justo e igualitário, tendo nos princípios cooperativistas o pontapé para alcançar os resultados propostos. Buscar a integração dos jovens; - Trabalhar a socialização, a cooperação e o trabalho em equipe para atingir os resultados; - Despertar o verdadeiro espírito desportivo que é saber ganhar ou perder respeitando as regras e regulamentos; - Promover o intercâmbio social, a autonomia e a solidariedade através do futebol; - Estimular a prática regular de atividades físicas; - Proporcionar por meio da prática do futebol a melhora na capacidade física, técnica e tática dos atletas; - Combater a evasão escolar e a repetência; - Incentivar o futebol como alternativa às drogas e ao envolvimento com outras atividades ilícitas, estimulando o jovem para uma vida saudável e honesta.
Superar em qualidade os brinquedos entregues no ano de 2022, e entregar aproximadamente 400 (quatrocentos) brinquedos com o Fundo Social SICREDI em uma média de R$50,00 (cinquenta reais) por brinquedo.
Trata-se de associação de ensino e reintegração, onde já atuam na cidade a quase 20 anos, atuam com distribuição de cestas básicas, possuem espaço para crianças e as mães recebem curso para que possam se qualificar e atuar como artesã, cabelereira, entre outros além de ações em bairros. Somos 100% focados em atendimento a pessoas carentes, e recentemente receberam recurso do fundesis para construção da sede deles, agora precisam equipar para dar condições para os cursos. Promovemos ações sociais em bairros com atendimento ao psicólogo, cabelereiro, advogado, manicure, pedicure, dentista. Somos um projeto no qual tentamos levar uma vida mais digna as famílias, atuamos também com reforma, e tudo isso em conjunto com parceiros.
Garantir a manutenção e conservação adequada da biblioteca, incluindo a reparação de equipamentos, móveis e instalações. Atualizar o acervo da biblioteca com livros, revistas, periódicos e materiais didáticos relevantes para os estudantes do ensino fundamental e médio. Expandir as atividades da biblioteca por meio de programas educacionais complementares, como oficinas de leitura, palestras, debates e clubes de leitura. Promover a integração entre a biblioteca e as escolas da rede pública, estabelecendo parcerias e realizando visitas periódicas para levar os recursos da biblioteca diretamente aos estudantes. Implementar um sistema de catalogação eficiente e de fácil acesso para o acervo da biblioteca, facilitando a busca e empréstimo de materiais. Capacitar os associados da biblioteca, oferecendo treinamentos sobre gestão de bibliotecas, mediação de leitura e uso de recursos tecnológicos.
Doação de casacos, compartilhamento de informações do agro de maneira lúdica (teatro), capacitação dos professores e incentivo a permanência escolar.
O Projeto "Mãos que Fazem" se iniciou em 2011 com um pequeno grupo de voluntários que se despuseram recolher verduras não utilizadas pelos supermercados locais e transforma-las em sopas para as famílias carentes do bairro Santa Cruz. Esse grupo cresceu e o trabalho se mantem até hoje, de maneira interrupta. Na Pandemia, com a proibição de aglomerações, o projeto se manteve através de entrega das verduras, selecionadas e limpas, pois a maioria dos cadastrados eram, e ainda são, núcleos familiares sem renda fixa. O projeto não possui data para finalizar, pois somos o apoio alimentar de várias famílias. Hoje atendemos Santa Cruz e Florais Léa. Atualmente atendemos 70 famílias cadastradas onde recebem as verduras e também participam de palestras voltadas ao aconchego familiar, Evangelho de Jesus, Reforma Intima, entre outros. As famílias podem levar as crianças, que são separadas por idades e elas também tem um ensinamento em um ambiente habilitado para tal, através de leituras, debates, filmes, recreações e livros, para que possam desenvolver a se tornarem cidadãos plenos com princípios básicos de vivência social. Com o auxílio do Sicred, iremos solicitar a melhoria da nossa cozinha para que possamos atender mais famílias, realização da sopa, juntamente com a distribuição de verduras, lanche das crianças e comprar itens para realização de eventos (macarronada, feijoada, galetos) para arrecadação de fundos para custear o Centro Espirita, pois nossos recursos são 100% de doações.
Fomentar a distribuição, plantio e acompanhamento com auxilio técnico, de mudas de árvores nativas e frutíferas do cerrado, em Luis Eduardo Magalhães – BA.
Implantação de reforço escolar no anexo da Secal.
Informatizar o espaço na expectativa de atrair mais a clientela na busca de conhecimento; Motivar a leitura através da interatividade; Criar cultura de investigação do passado, presente e futuro; Formar mediadores de leitura.
Proporcionar melhor qualidade nos atendimentos para os profissionais e público atendido.
Oferecer suporte educacional para crianças e jovens que precisam de ajuda extra para acompanhar o currículo escolar; Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e jovens da comunidade; Promover valores cristãos e éticos através de atividades educacionais e recreativas; Desenvolver habilidades sociais e emocionais em crianças e jovens.
Contribuindo para a formação da criança, de sua autoestima e identidade, por meio da costura criativa e da mecatrônica, despertando para o exercício de novas descobertas artesanais e tecnológicas.
Proporcionará a ruptura do ciclo da miserabilidade e exclusão social das crianças e adolescentes assistidas pelo projeto. Visto que, usufruirão de oportunidades de competitividade no mercado de trabalho.
Agência Paraíso
Construir um Galpão para prática de educação física e recreação dos alunos.
Fomentar o esporte na cidade de Pugmil-TO (localizada a 29 km de Paraíso do Tocantins-TO e com proximidade de 32 km da cidade de Pium-TO) e regiões adjacentes englobando diferentes níveis sociais, incluindo setores menos favorecidos através de realização de Campeonato Esportivo, assim, a modalidade esportiva Taekwondo cumpre sua função de inclusão social ao contribuir para a prática de hábitos saudáveis, além do fator melhoramento da posição do Tocantins no ranking nacional da modalidade.
Implementar com uma máquina de bordar a Cadeia Produtiva de Costuras no Centro de Formação e Qualificação Profissional Chácara Viva, mantido pela APAE.
Agência Parque das Nações
Aquisição de microcomputadores e demais periféricos para sala de informática.
Promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade. O Projeto Casa do Pão, atenderá os projetos sociais do Instituto Atos de Amor, suprindo-os com o gênero alimentício "Pão" "Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram" - Mateus 25:35
Agência Pedro Afonso - TO
O projeto tem como objetivo a integração social de pessoas em situação vulnerável, para que possam ter a possibilitando da prática esportiva. Tem como objetivo especifico, trabalhar a disciplina e o respeito, formar bons cidadãos e futuros campeões.
Propiciar o conhecimento musical de maneira profunda às crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de risco e vulnerabilidade social, a fim de reconhecer suas potencialidades e despertar o interesse pela música, substituindo práticas consequentes dos problemas sociais por uma atuação significativa na sociedade.
Agência Plataforma Sicredi Empresas
Reformar e ampliar a cozinha para melhorar as condições de confeccionar os alimentos paras as crianças.
Agência Porto Nacional
Oferecer alimento preparado e quente pelo menos uma vez em cada semana com um publico de crianças, adolescentes, bem como as demais famílias da comunidade cadastradas na Ong Anjos de Resgate, proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida através do lanche solidário.
Inserir jovens e familiares a uma experiência espiritual e comunitária através de esporte e momento de adoração , recebendo jovens de toda a cidade e mesmo que não tenha uma religião.
Reformar stand dos produtores, com lonas novas, compra de cadeiras e mesas, pintura, limpeza.
Construir Coletores de estrutura de Ferro no formato de peixes e garrafas pet.
Dar apoio ao projeto de jiu jitsu que é realizado na comunidade por produtores da região eles atendem 30 crianças carentes atualmente e querem adquirir tatame e valor remanescentes quer melhorar estrutura das salas de catequese da paroquia para acolher as crianças que participam do projeto.
Será de grande importância para o preparo e envolvimento dos jovens e adolescentes adventistas na missão. Proporcionando maior unidade e integração entre as gerações, visto que toda a liderança da igreja, tem apoiado e principalmente se envolvido no projeto Viva+, desenvolvido no Espaço Viva+, e casas, espalhadas pela cidade de Porto Nacional. Para a cidade, levaremos maior consciência sobre a saúde física, emocional e espiritual, principalmente, através, da prática de atividade física e de esportes, além das reflexões bíblicas, iniciamos todas as atividades esportivas com um momento de reflexão bíblica, para muitos jovens da comunidade aqueles 2 minutos são o único momento de contato com a palavra de Deus.
Inserir jovens e familiares a uma experiência espiritual e comunitária.
Garantir aos romeiros a devida segurança e continuidade da devoção ao Servo de Deus Padre Luso de Barros Matos, a Beatificação e Canonização já vem trazendo para Porto Nacional a inclusao na rota do Turismo Religioso e o Servo de Deus Padre Luso será o primeiro Santo a Cidade da Região Norte, e trara desenvolvimeento e geração de emprego e renda para toda cadeia do turismo em Porto e Região.
Centro de Terapia Renal atenderá aos pacientes renais cronicos da cidade de Porto Nacional inicialmente e no futuro atenderemos a região do amor perfeito que compõem 13 municipios, iniciaremos com 10 maquinas de tratamento de hemodiálise e ampliaremos conforme demanda.
Garantir o protagonismo juvenil, conquistas e ampliação de direitos por meio da inserção no universo da música da cultura popular, com vistas a uma ressignificação do projeto de vida de jovens em situação de risco social.
Equipar cozinha industrial para realização de ações junto a comunidade carente para distribuição de alimentos mensalmente, através de realização de sopão, galinhadas, e ações comemorativas com crianças nas comunidades carentes.
Ter condições de estrutura para realizar mais encontros adquirindo tenda, bebedouro para reduzir os custos com realização para que seja realizados mais encontros por ano.
Revitalizar espaço esportivo para dar oportunidades aos adolescentes da região de frequentar um local proprio para estudo da palavra de Deus e pratica de esporte, retirando os jovens da marginalidade proporcionando conviencia saudavel pela pratica de esporte e momento devocional.
Agência Roda Velha
Construir o muro que cerca o pátio da escola e fazer a fachada.
Conseguir as doações necessárias para a realização desse projeto.
Agência Selviria
Que todos os envolvidos compreendam o verdadeiro Ciclo da Reciclagem, fechando totalmente o circuito correto da destinação de resíduos.
Agência Taguatinga
APAExone pela Inclusão, tem como objetivo transformar o olhar dos estudantes em relação as pessoas com necessidades especiais, colaborar para que aconteça a interação entre ambos e assim diminua possíveis preconceitos e a ideia que pessoas com necessidades especiais não podem ser inseridas na sociedade de forma ativa e principalmente chamar atenção para o Trabalho desenvolvido pela APAE, explicar a importância das causas sociais e despertar interesse nos alunos pelo voluntarismo onde se pode fazer a diferença nas vidas das pessoas com seu tempo.
Propor desafios físicos e mentais contribuindo para o desenvolvimento social da comunidade de Taguatinga do Tocantins; possibilitar que o atleta adquira uma postura de respeito entre seus colegas e com a sociedade, passar valores e princípios tradicionais das artes marciais; realizar e participar de eventos locais, regionais, estaduais e nacionais com os alunos.
Agência Taquaralto
Influenciar na formação do cidadão de maneira positiva buscando a inclusão social através de iniciativas e ações.
Estimular o interesse das crianças pela escola a partir de ambientes motivadores caracterizado inicialmente através da diversão como parte essencial do processo de ensino e aprendizagem e que também possa contribuir no desenvolvimento da infância, valorizando: o brincar, o explorar, o socializar, o dialogar, o criar, o recriar, o competir e o pensar criticamente com respeito a se mesmo, ao outro nas suas limitações.
Realização de oficinas e artesanatos com material reciclável para 30 pessoas da região de Taquaralto Palmas - TO.
Adequar a instituição para obtenção de alvará sanitário.
"Brilho Infantil: Educação para um Mundo Fraterno" é um projeto social educacional que incorpora os princípios do Pacto Educativo Global, lançado pelo Papa Francisco. O projeto visa oferecer uma educação inclusiva, integral e voltada para a formação de crianças comprometidas com a construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável. Partindo dos valores fundamentais propostos pelo Pacto Educativo Global, como solidariedade, justiça, paz e cuidado com o meio ambiente, buscamos proporcionar às crianças uma experiência educativa transformadora. Nossa abordagem interdisciplinar e participativa abraça a diversidade e valoriza o diálogo intercultural, estimulando o respeito e a compreensão mútua. Promovemos uma educação que vai além do desenvolvimento intelectual, abrangendo a formação moral, espiritual, social e emocional das crianças. A educação integral é fundamental para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Nossas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a promoção da empatia e a reflexão ética. Ao ouvir as crianças, buscamos colocá-las no centro da ação educativa, preparando-as para serem cidadãos comprometidos com o bem comum e a construção de uma sociedade baseada na fraternidade e na solidariedade. No projeto busca a construção de um ambiente educativo participativo envolvendo mente, mãos e coração. Juntos, estamos construindo um futuro melhor, guiados pelo Pacto Educativo Global e pelo exemplo do Papa Francisco.
Agência Teotônio Segurado
Agir em Rede para promover e reivindicar a instalação de um sistema de proteção social de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no setor Jardim Taquari em Palmas/TO.
Proporcionar às pessoas com deficiência do estado do Tocantins a prática regular do Tênis em Cadeira de Rodas na forma de iniciação esportiva.
Possibilitar a problematização de situações por meio de programas que permitam observar, criar soluções, estabelecer relações, pensar, entre outras funções para a comunidade do setor.
Favorecer a aprendizagem da comunidade, no processo de construção do conhecimento das atividades desenvolvidas em cada encontro.
Organizar as atividades levando a comunidade a substituir sua alienação por autoconhecimento.
Trocar a ociosidade por uma ação fecunda e autêntica, como desenvolvimento de oficinas de sabão, crochê, tapetes, culinários, reforço escolar, aula de música entre outros.
Promover o gosto e despertar a sensibilidade musical, espiritual, artística, principalmente aconselhamento pessoal.
Considerado o grande índice de futuras mães que diariamente chegam aos hospitais prestes a dar à luz sem levar os itens básicos de higiene propomos aquisição dos kits.
Contratação de empresa para aluguel de 8 tendas piramidais 8x8 e 2 tendas 6x6, 2 TVs de 50 polegadas com tripé, 4 climatizadores grande alongado, 100 jogos de mesas com 4 cadeiras, 600 pratos com 600 garfos e 600 facas.
Acolher as mães gestantes que vão para os hospitais sem o enxoval do seu bebês.
Agência Tijuca
O projeto tem por objetivo atender as famílias de baixa renda, partindo de uma triagem qualificada com obtenção dos seguintes dados do seio familiar, o número para contato, quantidade de pessoas na família, endereço, qual a média da renda familiar e observação se obtém recurso governamental. As famílias recebem a visitas dos técnicos do projeto para confirmação dos dados de triagem obtidos, após a validação das informações as famílias serão atendidas de acordo com as atividades proposta pelo projeto sendo nas seguintes áreas, saúde, emprego, e necessidades básicas. O processo de suporte na área da necessidade básica consiste em suprir em mantimentos e utensílios básicos diários de uma pessoa. Na área da saúde caracterizasse a orientação e mediação a marcação de consultas e outros recursos através do serviço social da UBS, composto também por atendimentos oftalmologista de consultórios parceiros e clínicas de reabilitação á dependentes químicos. O suporte e mediação na área de emprego parte de uma rede de comunicação de vagas de empregos, disponibilizada por comercio e empresas locais. Concluímos com a conscientização e mobilização da importância da reciclagem para preservação do meio ambiente, partindo da orientação e separação dos resíduos em cada seio familiar. Os recursos obtidos das vendas dos recicláveis é destinado ao atendimento e suporte em cada área desempenhada pelo projeto às famílias atendidas, e assim proporcionando uma melhor qualidade e perspectiva de vida.
O Projeto Saciar tem como objetivo principal de atuar na insegurança alimentar entre as populações vulneráveis. O projeto visa garantir que indivíduos e famílias tenham acesso a alimentos nutritivos e acessíveis, promovendo assim sua saúde e bem-estar geral. Além de distribuir cerca de 150 marmitas semanais, o projeto busca capacitar os indivíduos a fazerem escolhas por hábitos alimentares saudáveis e desenvolver práticas alimentares sustentáveis. Os públicos do Projeto Saciar incluem famílias de baixa renda, comunidades marginalizadas e indivíduos com maior risco de insegurança alimentar.
Apoio na área da saúde com profissionais atendendo ao idosos que possuem alguma doença crônica não transmissíveis ou congênita. Atendimento a crianças e adolescentes ociosos.
Objetivos Específicos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos:
- Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
- Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
- Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
- Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Agência Tocantinópolis
Comprar uma máquina de lavar industrial.
Agência Três Lagoas
Atender de forma mais digna e confortável , os alunos e colaboradores que utilizam os sanitários comunitários existentes na Fazenda Lar da Paz .Que se encontram deteriorados pelo tempo de uso.
O objetivo do projeto é atender as crianças tanto da comunidade religiosa quanto da comunidade externa a aprendizagem da leitura, o aprendizado por meio de jogos e outras atividades que auxiliam no ensino.
Dotar os alunos do Instituto Pedro Arantes de material para realização, confortável e funcional, das atividades esportivo no Instituto.
O objetivo do nosso projeto de castração é em defesa e bem-estar animal no controle das populações para atingir o equilíbrio ambiental e um convívio harmonioso dos munícipes com os animais, também reduzindo problemas de ordem sanitária e zoonoses , além da poluição fecal e sonora. O número de animais errantes na zona urbana na cidade de Três Lagoas é exorbitante, e a situação vai se agravando pois não existem políticas públicas para os animais de rua. A importância de esterilizar esses animais é para que ocorra uma diminuição dos animais de rua, diminuindo assim maus-tratos cometidos a eles. O Projeto deverá ser realizado de forma permanente, dependendo de verbas de diversos segmentos para que isso ocorra, pois somente com trabalho de controlar colônias, no caso de felinos, que atingiremos uma qualidade de vida digna aos animais de rua e uma melhoria da saúde pública. Sem controle os animais, principalmente felinos, se multiplicam de forma exacerbada com isso aumentando o sofrimento, a fome, o descaso.
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população beneficiaria, fomentando condições favoráveis à organização e participação da população, acompanhamento e suporte ao projeto, fortalecendo as práticas da cidadania, bem como preparar a comunidade para aproveitar e valorizar os benefícios que estão sendo viabilizados para a concretização do empreendedorismo.
As mães cadastradas participam da produção de pães e roscas para serem vendidas, no qual 65% do valor da venda é repassado às participantes e 35% fica destinado à compra de materiais para a próxima produção.
Os principais objetivos da implementação deste projeto são: Desenvolver habilidades técnicas relacionadas à prática do jiu-jitsu, capacitando os participantes a dominarem as técnicas e movimentos fundamentais; Contextualizar o jiu-jitsu em seu aspecto histórico, transmitindo conhecimentos sobre a origem e a evolução desse esporte; Promover o desenvolvimento técnico, tático e estratégico dos alunos, aprimorando suas capacidades no tatame; Estimular o desenvolvimento de habilidades motoras, melhorando a coordenação, o equilíbrio e a agilidade dos participantes; Cultivar valores importantes, como responsabilidade, caráter, respeito, dedicação e trabalho em equipe, por meio do ambiente esportivo; Adaptar as técnicas ensinadas de acordo com o nível de desenvolvimento e a faixa etária dos alunos, garantindo uma abordagem adequada para cada grupo. Com a concretização desses objetivos, almejamos impactar positivamente a vida dos participantes, promovendo seu crescimento pessoal.
O objetivo Geral do projeto é o fortalecimento do Grupo GRAATA em Três Lagoas e aumento do número de pretendentes à adoção com perfís mais compatíveis à realidade das crianças e adolescentes que compõem a lista do Cadastro Nacional de Adoção em Três Lagoas. Para atender ao objetivo Geral, pretende-se especificamente: a) Realizar a capacitação dos membros da diretoria do GRAATA, com participação em Cursos (presencial e/ou remoto) e eventos sob o tema da adoção, de modo a melhorar a qualidade das reuniões reflexivas, realizadas todos os meses com os pretendentes à adoção e coordenadas pelos membros da diretoria; b) ampliar o material de divulgação do grupo, tais como faixas, camisetas, bonés, produtos personalizados, banners dentre outros; c) aprimorar as ações de atração de famílias adotivas, para a participação mais ativa no grupo, trocando experiências e contribuindo para ações de apoio ao processo de pós-adoção, amenizando os impactos dos conflitos e angústias naturalmente experados nesse período de criação de vínculo, e portanto, contribuindo com o sucesso do processo de adoção; d) aprimorar as ações de comemoração das datas oficialmente ligadas a adoção, tais como Dia Nacional da adoção (25/05) e Dia internacional da adoção (09/11) como estratégia para divulgação do GRAATA em Três Lagoas e Região e contribuição para implementação da Nova Cultura da Adoção em Três Lagaos.
Este projeto tem como objetivo manter as informações do paciente armazenadas no sistema, sendo possível o acesso apenas com documentos pessoais o que torna seus dados mais seguro. Permite uma avaliação integral do paciente, pois é possível ver a conduta tomada por outros profissionais e tudo isso faz com que os diagnósticos sejam mais concretos e a terapêutica mais assertiva dentro de um período de tempo reduzido. Também cria-se um histórico de cada paciente, sem a necessidade de espaço físico, como teria que existir no caso de prontuários em papéis e como o armazenamento dos registros é eletrônico, as informações dificilmente serão supressas. Contudo concluímos que o este projeto tem como suas primícias o objetivo de trazer maior qualidade para o paciente com um atendimento ágil, seguro e com sustentabilidade ecológica.
Tem como finalidade dar estrutura de treino para jovens talentos do esporte, visando desenvolvimento e otimização de treinamento e melhoria física, oferecendo-lhes lanche diário, equipamentos e uniforme.
Incentivar a prática esportiva e inclusão social dentro do meio esportivo universitário.
Confeccionar de 20 a 30 enxovais de bebes e adquirir 3 berços mensalmente para as mães carentes do município.
Desenvolver ações para promoção de saúde e bem estar voltadas as mães de flhos TEA associadas à AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) e atendidas pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do município de Três Lagoas, MS.
Entre os objetivos do projeto estão: oferecer aulas de Muay Thai como parte do programa de artes marciais existente; proporcionar o desenvolvimento físico, emocional e social dos participantes, por meio da prática de artes marciais; desenvolver habilidades técnicas e táticas específicas; promover a disciplina, o respeito, a autoestima e o trabalho em equipe entre os participantes; estimular o interesse e o gosto pela prática esportiva, incentivando um estilo de vida ativo e saudável; ampliar as opções de treinamento e habilidades marciais dos participantes, proporcionando-lhes uma experiência diversificada no programa de artes marciais. Com a implementação desses objetivos, esperamos oferecer aos participantes uma experiência enriquecedora no mundo das artes marciais, proporcionando-lhes benefícios físicos, emocionais e sociais. O projeto visa não apenas desenvolver as habilidades técnicas dos participantes, mas também transmitir valores importantes e promover um ambiente inclusivo e estimulante para o crescimento pessoal e o bem-estar de cada indivíduo.
Oferecer aos professores momentos de autoconhecimento das potências essenciais, das vivências corporais e da arteterapia (pintura em tela).
Integrar os adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, investindo na ampliação das possibilidades de aquisição de conhecimentos através da tecnologia da informação e comunicação.
A Abrasel entende que o conhecimento, a qualificação e a mudança comportamental, depende exclusivamente da pessoa, pois é necessário que essa queira mudar, e o papel da ABRASEL nesse projeto será de mostrar possibilidades que essa pessoa desconhece, gerando uma oportunidade real de transformação de vida. Além de melhorar a cadeia produtiva de bares, hotéis, restaurantes e similares, vai melhorar também o atendimento e produtividade do setor. Muito mais que qualificar profissionais, vamos contribuir com diminuição do número de famílias em situação de vulnerabilidade e ainda melhorar toda uma cadeia, tanto da qualidade de vida da família do beneficiado, como do setor produtivo de Três Lagoas/MS.
Integrar socialmente os idosos, por meio da educação e da tecnologia valorizando o conhecimento como caminho para que eles possam alcançar a longevidade com qualidade de vida, saúde e bem estar. Justifica-se ainda, pela extrema importância que uma universidade aberta para pessoa idosa agrega à uma Universidade Federal, já que trabalha a um só tempo o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como contribui para a interdisciplinariedade no âmbito de uma universidade.
Agência UFMS
Aquisição de 12 barracas de Camping, modelo canadenses de 5 lugares, para utilização em acampamentos do Grupo Escoteiro, pelas crianças e jovens membros do Grupo Escoteiro.
Promover melhorias nas salas que se realizam as atividades,colocação de forros,troca pisos,pintura de parede e pisos no banheiro.
A Associação Atlética de Medicina da UFMS busca, em 2023, aumentar suas possibilidades financieras, a fim de promover, cada vez mais, a prática esportiva e melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes. Acreditamos que o SICREDI seja uma potencial contribuidora nesse processo, haja vista que é uma instituição financeira bem consolidada. Nesse sentido, a parceria entre as duas instituições pode gerar uma maior aproximação com o público jovem, mais precisamente estudantes de Medicina. Estes, por sua vez, visualizam o SICREDI não só como um grande investidor da prática de esportes, mas também como um importante apoiador de futuros médicos.
Qualidade de vida mediante a aquisição de material de consumo, a alimentação especial promoverá a melhoria da qualidade de vida nossos idosos.