Formar pessoas conscientes de direitos de deveres.
Fundo Social da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia
Quando vamos juntos, a comunidade prospera.
Bem-vindo à plataforma de projetos contemplados pelo Fundo Social Sicredi.
Aqui, você sabe mais sobre a iniciativa que contribui para o desenvolvimento das comunidades e conhece as entidades beneficiadas em cada região. O Fundo Social aplica um percentual do resultado da cooperativa para apoiar projetos em prol da cultura, educação, esporte, meio ambiente, saúde e segurança das comunidades, porque o Sicredi entende que quando vamos juntos, a comunidade prospera.
Veja o quanto a Cooperativa ajudou a melhorar a comunidade.
Agência Bandeirantes
O objetivo deste projeto é oferecer oficinas de esporte de participação com foco no Atletismo, em contraturno escolar para 30 crianças e adolescentes na comunidade do Jardim Leblon, visando prevenir situações de risco e garantir o seu direito ao esporte, ao lazer e à convivência. Para isso, vamos fazer a aquisição de materiais e um orientador social educando em Educação Física, para realização das atividades esportivas de Voleibol, Futebol, Basquetebol, Jogos de mesa e o Atletismo. Utilizando como metodologia os princípios do esporte de participação para ofertar a vivência esportiva de forma democrática e recreativa, garantindo os direitos de acesso ao esporte, fortalecendo vínculos e desenvolvendo integralmente cada usuário do projeto. Ao final do projeto, vamos entregar medalhas e certificados para todos os alunos visando a valorização da participação e o empenho de cada aluno em sua individualidade. Vale a pena ressaltar que oficinas de cunho esportivo são relevantes na medida em que dão a oportunidade aos usuários de conhecer várias modalidades esportivas, e principalmente os esportes coletivos como o basquete, o vôlei, o futebol, que fazem com que os usuários aprendam a trabalhar em equipe e desenvolvam o senso coletivo. Os benefícios não param por aí, a prática esportiva também auxilia o desenvolvimento de habilidades como a liderança, a disciplina, estimula a convivência em grupo, fator imprescindível para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
O objetivo desse projeto é realizar o fortalecimento das nossas ações culturais/festivas para nossas 65 crianças e adolescentes, com as ações previstas em nosso planejamento anual como: Festa Julina (15/07), Dia das Crianças (Outubro), Dia do Hip Hop com Mostra de Dança (12/11) e Formatura da turma de Dança (15/12), todas ações realizamos apresentações de dança, e algumas convidamos outros grupos/cia para os alunos e a comunidade terem acesso as produções culturais locais. Para conseguir manter as ações e ofertar os eventos culturais com qualidade vamos realizar a aquisição de equipamentos que precisamos e em sua maioria precisamos locar, como os serviços: de fotografia, linóleo, cama elástica, data show com tripé e lona, todos esses se for adquirido para Associação não iremos mais realizar a locação e iremos economizar em nosso caixa, e direcionar para outras necessidades do Projeto, como custeio de internet, gás de cozinha, materiais didáticos diários. Os demais materiais são o que todo evento cultural necessita para divulgação e manutenção como impressão gráfica dos materiais publicitários, banner, folders, crachás, entre outros, resmas A4 para as palestras que realizamos nessas ações e reuniões de alinhamento para organização e planejamento. Essas ações tem como objetivo ofertar o acesso a arte e cultura garantido pelo ECA e Constituição Federal e dar forças ao nosso atendimento aos 65 usuários da comunidade periférica do Guanandi e adjacências.
Este projeto vislumbra em parceira com o Sicredi-União elaborar estratégias de promoção à saúde e conscientização sobre a prevenção à doença de Alzheimer.
Amparar a instituição com máquinas que geram produtos nas oficinas de capacitação de artesanato e costura para mulheres, que além de ensinar as mulheres uma profissão e geração de renda, poderão também funcionar como captação de recursos para manutenção da instituição. Os produtos serão vendidos nos eventos e ações da instituição. Oportunizar para as famílias, em especial mães-solo, sair da situação de pobreza. Palestras e Rodas de Conversa sobre os direitos humanos. Oferecer tratamento psicológico para as vítimas de abuso.
Através da produção artística áudio visual promoveremos a reflexão da questão social que envolve o abuso sexual na infância e a violência de gênero, provocando a conscientização para o tema e sensibilização da sociedade para as consequências devastadoras desse crime.