Skip directly to content

Coros e Banda Sinfônica da UFMS apresentam o Requiem, OP 48 de Fauré no Teatro Glauce Rocha

05/11/2015
No próximo dia 15 de novembro, domingo, às 20h30min, no Teatro Glauce Rocha, haverá um concerto produzido pela Banda Sinfônica e o Movimento Coral da UFMS

No próximo dia 15 de novembro, domingo, às 20h30min, no Teatro Glauce Rocha, haverá um concerto produzido pela Banda Sinfônica e o Movimento Coral da UFMS, com o apoio da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Também haverá um ensaio aberto do concerto no dia 14 de novembro, sábado, às 20 h, também no mesmo local, destinado prioritariamente à imprensa e convidados.

O concerto será realizado pela Banda Sinfônica da UFMS em conjunto com os seguintes coros: Coro de Câmara da UFMS, Coral da UFMS, Coral do IFMS (Campus Campo Grande) e o Coral Escala, sendo que atuaram como regentes preparadores os Maestros: Manoel Rasslan, Marcos Alves e Rodrigo Falson. Também estarão presentes os solistas: Luciana Fisher (soprano), Johnny Arruda (barítono), Nillo Cunha (organista e tenor).

Entre as obras que serão apresentadas está o Réquiem, op. 48 de Gabriel Fauré, composta entre os anos de 1887 e 1890. A missa de Réquiem é um dos gêneros musicais que simboliza o ritual de passagem para uma nova vida. Originada dos rituais cristãos da Idade Média, este tipo de composição tornou-se símbolo de um complexo musical que une a despedida e homenagem dos celebrantes a um grande ícone, como reis e rainhas, ou a pessoas simples, mas ainda assim muito queridas. Deste Réquiem será apresentada a transcrição para Banda Sinfônica de autoria de Fernando Barreto, contando com os seguintes solistas: Luciana Fisher (soprano), Johnny Arruda (tenor), e Nillo Cunha (organista). 

Para completar o programa do concerto, foram incluídas duas outras obras sacras importantes do repertório coro orquestral e de bandas. O “Sanctus” da “Missa de Santa Cecília” de Charles Gounod, com solo do tenor Nillo Cunha, que traz a plenitude da sonoridade grandiosa do período Romântico e a “Ascensão” de Robert W. Smith, baseada na ascensão ao paraíso da obra de Dante Alighieri “A Divina Comédia”. 
O concerto será regido pelo Maestro Jorge Geraldo, reunirá aproximadamente 120 pessoas, entre cantores e instrumentistas, será oferecido gratuitamente e conta com o apoio da Sicredi União, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Campo Grande, da escola de música Escala Educação Musical, de Nillo Cunha Assessoria Musical, da Cosmopolitan Bartenders e da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande – FUNDAC.

Convidamos a todos para mais uma oportunidade de escuta atenta e reflexiva!

AddToAny