Diferenciais Sicredi
Qualquer pessoa ou empresa pode fazer parte de uma instituição financeira cooperativa.
As cooperativas são feitas por pessoas, para pessoas e têm como objetivos a captação de recursos para financiar as atividades dos associados e realizar a prestação de serviços próprios de uma instituição financeira. Confira abaixo as documentações necessárias.
DIFERENCIAIS SICREDI
Desenvolvimento regional
Na cooperativa de crédito, você participa dos resultados. E os recursos são sempre reinvestidos na comunidade. As cooperativas, trabalham captando e emprestando recursos de associados para associados. Isso faz com que os recursos aplicados por um associado sejam emprestados, no máximo em algum município vizinho, evitando que a movimentação financeira saia da região. Esse fluxo gera novos empregos, investimentos e, acima de tudo, melhoria na qualidade de vida da comunidade.
Responsabilidade solidária
Como integrantes do Sistema Sicredi, as cooperativas de crédito diminuem seus riscos e se fortalecem, contando com instrumentos que oferecem segurança e confiabilidade aos associados e à comunidade.
Organização sistêmica
As cooperativas de crédito integrantes do Sicredi possuem uma marca corporativa forte e contam com empresas especializadas e ganhos de escala em todos os níveis, que determinam o crescimento sustentado e a sua continuidade.
Autonomia das cooperativas
As cooperativas de crédito integrantes do Sistema Sicredi possuem um considerável grau de autonomia nas suas decisões, nos âmbitos local e regional.
Modelo agregador de renda
Em função da natureza cooperativa, da organização em sistema e da forma como atuam no mercado, as cooperativas de crédito integrantes do Sicredi agregam renda aos seus associados e, indiretamente, à comunidade.
Ato cooperativo
Por ser o associado dono e usuário da cooperativa, o ato cooperativo se diferencia das relações entre fornecedor e consumidor, com benefícios reconhecidos em lei, gerando alto grau de competitividade.
Instituição financeira da comunidade
Por ser o associado dono e usuário da cooperativa, o ato cooperativo se diferencia das relações entre fornecedor e consumidor, com benefícios reconhecidos em lei, gerando alto grau de competitividade.
Relacionamento
No Sicredi, o associado é o dono do negócio. Por isso as cooperativas buscam o envolvimento dos associados e participam ativamente da comunidade em que estão inseridas.