Evento do Sicredi reúne comunicadores e jornalistas em Palmas
Estreitar os laços entre cooperativa e quem trabalha com a comunicação. Este foi o objetivo do Happy dos Comunicadores, evento realizado nesta quinta-feira, 26, pela Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, na Agência Teotônio, em Palmas.
O evento reuniu profissionais da imprensa e digitais influencers de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins e Lagoa da Confusão. No encontro, as responsáveis pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo, Izabel Bechuate e Jô Castro falaram sobre a instituição, explicaram o trabalho feito pelo Sicredi, seu papel junto à comunidade e as ações e projetos sociais que realiza e a diferença da cooperativa, que são entidades onde todos são donos, tem voz e participam dos processos, para os bancos tradicionais, com os acionistas que concentram o lucro.
Segundo Jô Castro, o intuito do evento foi alcançado. "O encontro super proveitoso, conseguimos atingir nosso objetivo, através do contato, do relacionamento com esses comunicadores. Ficou mais claro qual o nosso diferencial enquanto instituição financeira cooperativa. E entendendo que esse público que esteve conosco, onde muitos são os nossos associados, sabemos que eles irão nos apoiar nessa comunicação, propagar a importância de termos uma instituição financeira cooperativa na região de Palmas", pontuou.
Para a Assessora de Desenvolvimento da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, o grupo escolhido para participar do evento, seja da imprensa ou do digital, tem o papel de comunicar, propagar as informações, o que pode assim ajudar o Sicredi a divulgar sua função enquanto cooperativa. "É importante porque deixamos claro o que fazemos, o que a gente quer de fato, que é beneficiar a sociedade, construir uma sociedade mais próxima, unindo e agregando a parte econômica, enquanto cooperativa de crédito, e a parte social. Não tem sentido o Sicredi estar sem pessoas, sem associados e sem os grandes aliados, que são os comunicadores sem saber o que fazemos, porque existimos e quais os nossos propósitos".
O Gerente de Desenvolvimento Regional do Sicredi, Diogo Pelissaro, afirmou que o evento trouxe a alegria dos comunicadores, jornalistas e influencers, para dentro da cooperativa. "Este é o novo formato de comunicação e é isso que a gente quer, estar em todos os canais e mostrar o que é o cooperativismo. Esse momento pode mostrar o que é o Sicredi e os benefícios de uma cooperativa para a cidade. É mais um canal, mais uma força que nós temos junto com as comunidades. Queremos mostrar que o Sicredi está à disposição, queremos estar juntos, queremos crescer junto com a sociedade".
Participante do evento, a coordenadora do portal de notícias G1 Tocantins, Vilma Nascimento, contou que já conhecia o Sicredi, mas só pode entender o trabalho de fato feito pela cooperativa durante o encontro. Para ela, a iniciativa foi superimportante.
"Já ouvi falar de cooperativas, já conhecia o Sicredi. Sei que é uma empresa, uma cooperativa, mas entender todo o processo é diferente do que sabemos que é senso comum. Saber que todo mundo é associado, não é cliente, de como todo mundo participa de todo o processo. Com certeza a gente tem uma noção diferente do que é uma cooperativa".
A jornalista afirma que tanto a cooperativa quanto a imprensa estão alinhados na sua função junto à sociedade, já que ambos trabalham próximos à comunidade e em benefício dela. "Hoje em dia mais do que nunca o jornalista precisa estar próximo da comunidade e a comunidade é todo mundo, são empresas, cooperativas, o setor de serviços, são as pessoas. Esse momento aqui é super válido porque a gente quer isso também. O Sicredi tem essa proposta de estar próximo da população, assim como a imprensa", finalizou.