Inaugurados há 19 anos em Campo Grande, painéis de aves da fauna de MS são revitalizados
Entre prédios e a rotina de uma cidade que, em meio ao progresso presenteia a população com imagens da fauna típica de nosso Estado, Campo Grande tem entre suas características obras que exaltam a natureza.
Há 19 anos, o Edifício 26 de Agosto contempla quem passa pela área central da cidade com dois painéis, sendo um de um Papagaio Verdadeiro e outro de uma Arara Vermelha, cada um pintado em uma empena cega, nas laterais do prédio de 15 andares e 45 metros de altura.
Assinadas pelo artista plástico Cleir, as obras passam por revitalização, por meio de parceria com o Sicredi.
“Você olha para o céu de nossa cidade e vê aves maravilhosas da nossa fauna em meio aos prédios. É um privilégio sair na janela de casa e ver araras, papagaios e diversas outras aves e, inspirado nisso, no ano 2000 pintei estas aves no prédio. Agora, com esse grande apoio do Sicredi, que viabilizou a revitalização, tenho a honra de revitalizar estes dois painéis, como um presente para Campo Grande”, relata Cleir.
Em um balancinho elétrico especialmente apto para este trabalho, Cleir e seu assistente Luiz Carlos, cuidam de cada detalhe das aves e pouco-a-pouco cores, contornos e formas renovam a paisagem com novos contrastes.
A primeira etapa de revitalização já está pronta e o painel do Papagaio Verdadeiro já mostra suas cores para Campo Grande. Agora, Cleir trabalha na restauração do segundo painel, da Arara Vermelha. Desde 2017, Cleir e o Sicredi mantém uma parceria voltada à preservação da cultura e da identidade de Campo Grande, por meio da revitalização de obras do artista. A primeira foi a arara azul que emoldura o edifício do hotel Bristol Exceler Plaza, na Av. Afonso Pena.
No final do mesmo ano, o Monumento Pantanal Sul, conhecido como “Tuiuiús do Aeroporto, voltaram a embelezar e dar boas-vindas a quem chega à cidade.“Cleir retrata a essência de nosso Estado. Com seu talento e amor à natureza, exalta nossa fauna de maneira única. O Sicredi valoriza a cultura e arte e acredita que estes atrativos elevam o potencial turístico da cidade”, destaca o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis.
Para o presidente da Sicredi Campo Grande MS, Wardes Lemos, o apoio da instituição reforça o comprometimento da cooperativa com iniciativa a de valorização do município.
"Campo Grande é a Capital com mais agências Sicredi no País e, investir na cultura e arte regionais é uma forma de valorizar a cidade e presentear a população que nos recebe com tanta confiança", avalia.
Além de Campo Grande, Cleir também revitalizou em parceria com Sicredi, o painel do edifício Adelina Rigotti, conhecido como “Prédio das Araras”, em Dourados.
A revitalização dos painéis tem apoio ainda da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Semadur (Secretaria Municipal de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Urbano) e Planurb (Agência Municipal de Meio-Ambiente e Planejamento Urbano).
Amor por MS – Ao longo de mais de 25 anos de carreira, Cleir assina obras icônicas por todo o MS. Na Capital, as mais conhecidas são a Praça das Araras, Monumento do Sobá (Feira Central) e o Monumento Pantanal Sul (Aeroporto), Arara Azul (Bristol Exceler Plaza). Há ainda obras em Dourados, Três Lagoas, Bonito, Bodoquena, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã e Ladário.
O artista tem duas obras prestes a inaugurar, sendo uma em Bataguassu e outra em Alcinópolis.
Guardados na memória do artista e de muitas pessoas, há ainda os painéis da Onça-Pintada, inaugurada em 1994 e apagada em 2015 e dos Tuiuiús, pintados em 1995 e apagados em 2013. Ambos embelezavam a região central de Campo Grande.