Iniciativas que estão deixando São Paulo mais acolhedora
O cenário urbano mudou muito na última década e hoje a cidade não é mais apenas uma selva de pedras. No maior município do país, a megalópole São Paulo e seus mais de 11 milhões de habitantes, os muros viraram uma grande galeria de arte, algumas avenidas são fechadas aos domingos para a população se divertir, parques estão recebendo feiras e as praças têm cadeiras de praia ou festivais culturais. Confira as iniciativas que estão deixando a cidade mais acolhedora:
1. A Batata Precisa de Você
Formado por moradores e frequentadores do Largo da Batata, na Zona Oeste, o movimento se dispõe a transformar o local em um espaço de estar, não apenas de passagem. Com atividades desde 2014, A Batata Precisa de Você promove conversas sobre a memória do local, construção de bancos para a praça, jogos de rua, oficinas de bike, jardinagem e fotografia, saraus, intervenções artísticas e atrações musicais.
2. Pimp My Carroça
Movimento que, por meio da arte visual, luta para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, promover a sua autoestima e sensibilizar a sociedade com ações criativas. Além dos grafites desenhados nas “carroças”, o coletivo promove exposições, intervenções artísticas e a revitalização do espaço da cooperativa dos catadores.
3. Sampapé
Incentivando o deslocamento a pé, o coletivo tem o objetivo de aproximar o cidadão e proporcionar uma interação mais próxima e humana com sua própria cidade, muitas vezes “escondida” atrás dos vidros dos carros, casas e escritórios. Geralmente, promovem passeios temáticos a pé, gerando experimentação e estimulando a caminhada de forma lúdica, além de discutir o desenvolvimento de São Paulo.
Bacana, não é mesmo? Exemplos assim de cooperação fazem uma cidade muito melhor! E você, o que acha de levar uma dessas ideias para a sua região?