Conheça mais sobre as Assembleias de Núcleo
Os nossos associados, agrupados em núcleos ligados às agências, exercem o direito e o dever de planejar, acompanhar e decidir os rumos da cooperativa nas Assembleias. Esses encontros são a instância máxima de participação do associado e o órgão supremo da sociedade cooperativa, responsável pelas decisões de interesse do empreendimento. Pela importância que representam, todos os esforços devem ser realizados para que haja efetiva participação e representatividade.
Isso significa que tão importante quanto o número de associados participando é a contribuição deles ao debate, à deliberação e à tomada de decisão.
A representatividade é entendida como a presença e a manifestação dos diversos grupos de interesses relacionados aos objetivos e às políticas da Cooperativa.
1. Como o associado participa das decisões da sua Cooperativa?
Este é mais um diferencial do Sicredi. No Sicredi, o associado tem a oportunidade de tomar decisões e votar, por exemplo, sobre o que fazer com o resultado da cooperativa.
No Sicredi, o associado é dono do empreendimento e participa da gestão da cooperativa. Um associado é igual a um voto. Todos têm os mesmos direitos e deveres. O associado escolhe os coordenadores de núcleo e os conselheiros da cooperativa, que são seus representantes na tomada de decisões.
Os assuntos relacionados à gestão e ao desenvolvimento da cooperativa são levados para o conhecimento do associado ao longo do ano em reuniões de núcleo, reuniões de planejamento, reuniões de coordenadores. Não faltam canais para a cooperativa ouvir a opinião do associado e vice-versa.
2. Os associados participam de algum curso para obter conhecimentos sobre o cooperativismo de crédito e também para poder participar das assembleias?
Ao aderir ao Sicredi, o associado é convidado a participar do Crescer, programa de formação que oferece cursos e materiais de estudo para qualificar a sua participação no desenvolvimento da cooperativa. Com o Programa Crescer, o associado aprofunda seus conhecimentos sobre cooperativismo e sociedade cooperativa, compreendendo melhor seu papel de dono de um empreendimento coletivo.
O Programa Crescer também oportuniza aos associados o acesso às informações relativas ao tipo societário, suas características, bem como assimilar o papel de proprietário de um empreendimento coletivo.
Já para participar das Assembleias, existe o Pertencer, programa que aproxima o associado do dia a dia da cooperativa, incentivando-o a participar das decisões e a acompanhar a implantação do que foi planejado.
Além disso, o Pertencer fortalece o relacionamento entre o associado e a instituição, ajudando a desenvolver líderes responsáveis por perenizar o cooperativismo de crédito.
3. Por que a cooperativa promove assembleias? Como elas funcionam?
Previstas em estatuto, as assembleias destacam a transparência na gestão democrática e participativa das cooperativas. Nos encontros, os associados exercem seu papel de dono e participam de forma ativa da gestão de sua cooperativa, votando nas propostas discutidas.
Os debates e as deliberações sobre os assuntos do dia a dia da cooperativa ocorrem nas assembleias de núcleo. Nelas, os associados elegem os coordenadores de núcleo, que possuem voto representativo e têm a responsabilidade de levar as decisões dos associados do seu núcleo para a Assembleia Geral, onde são abordados outros temas mais abrangentes, como a prestação de contas da administração.
4. Como funciona a organização e a participação dos associados?
A organização do quadro social torna o princípio da gestão participativa ainda mais evidente. Agrupados em núcleos, a voz de cada associado é amplificada, exercendo o direito e o dever de planejar, acompanhar, decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias ao longo do ano.
O Sicredi aprimorou o processo de participação dos associados para que eles tenham ainda mais representatividade nas decisões.
Neste formato, os associados ligados a uma agência são agrupados em núcleos, para facilitar a sua participação no desenvolvimento da cooperativa.
5. Quando as reuniões de núcleo são realizadas?
Os encontros são realizados ao longo do ano. Apenas as assembleias têm período pré-definido.
Na Cooperativa Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, elas ocorrem de Fevereiro a Abril.
6. Quais são os requisitos para ser um coordenador de núcleo?
Todos os associados podem ser coordenadores.
É preciso participar das formações do Programa Crescer, nas quais são debatidas questões relacionadas às sociedades cooperativas, ao cooperativismo de crédito, ao modelo de gestão do Sicredi e às operações e serviços. Outros requisitos são informados ao longo dos estudos do Programa Crescer.
Segundo os regimentos internos do Sicredi, para assumir uma cadeira no Conselho de Administração do Sicredi, inclusive a de presidente, é necessário o postulante ter exercido a função de coordenador de núcleo.
7. Qual é o papel dos coordenadores de núcleo?
O coordenador de núcleo é um representante eleito pelos associados.
Tem o papel de mobilizar, coordenar e representar o seu núcleo, promovendo o contínuo debate sobre os assuntos de interesse dos associados nas reuniões de núcleo e levando as decisões tomadas pelos associados em assembleias de núcleo para as assembleias gerais da cooperativa.
O coordenador também participa de reuniões da agência à qual está vinculado.
Saiba mais um pouco, neste vídeo abaixo: