Semana da Segurança Digital: conheça os 7 principais golpes eletrônicos e como se prevenir
Até há bem pouco tempo, quando pensávamos em segurança, logo remetíamos a cadeados, grades, fechaduras, enfim, barreiras físicas que garantissem que estaríamos protegidos de ataques. Porém, em um mundo cada vez mais digitalizado, essa sensação de proteção ganha outra conotação, e a segurança deixa de ser apenas física.
A Segurança Digital tem ficado cada vez mais em evidência, principalmente pela diversificação de golpes e fraudes cometidos no meio eletrônico. Ela abrange todo o meio digital onde a compra ou acesso do usuário é feito, ou seja, transações em caixas eletrônicos, compras com cartões, pagamentos de boletos pela internet e acessos ao internet banking ou aplicativos em celulares móveis.
Semana da Segurança Digital
Tendo em vista todas essas mudanças nos golpes e fraudes, que estão cada vez mais sofisticados, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está realizando a Semana da Segurança Digital, que visa conscientizar a sociedade para o uso da internet e dos serviços eletrônicos de forma segura. Entre os dias 20 e 26 de outubro, estão sendo realizadas ações de conscientização da população, além de ressaltar a importância da prevenção a esse tipo de ataque. Saiba mais sobre a iniciativa de combate a fraudes e golpes aqui.
Esse movimento foi criado pela Febraban para alertar à população, principalmente nesse período do ano, em que ofertas como a Black Friday e a proximidade com o Natal fazem aumentar o número de compras pelos meios eletrônicos. O incremento de transações, principalmente as geradas através da internet, acabam deixando os usuários mais propensos a cair em golpes e fraudes. Pensando nesse cenário de muitas possibilidades, hoje vamos falar um pouco sobre os 7 principais golpes que estão sendo aplicados nos meios eletrônicos e como você pode se prevenir deles.
1) Ofertas tentadoras
Ainda falando de compras realizadas com o cartão, as ofertas tentadoras também são usadas para roubar seus dados bancários. Utilizando páginas quase idênticas às originais, os golpistas oferecem produtos por valores abaixo do padrão, em falsas promoções. Além de entregar seus dados aos golpistas, você ainda paga por um produto que nunca irá receber. Para evitar, prefira digitar o endereço da loja que você deseja acessar no navegador ao invés de clicar em links, e compre em sites conhecidos.
2) Boletos falsos
As transações com boletos também são alvo dos golpistas. Os boletos falsos, enviados por e-mail, têm características similares aos verdadeiros, porém por terem o código de barras adulterado, acabam desviando o dinheiro para os criminosos. Outra situação em que isso pode ocorrer é dentro de uma página falsa, conforme falado acima, caso a opção de pagamento seja o boleto. Nesse caso, você paga por um produto que não irá receber e ainda fornece os dados bancários para os falsários. Para se prevenir, sempre confira os dados do boleto: banco emissor, beneficiário (para quem está sendo direcionado o pagamento) e pagador (contra quem o boleto foi emitido).
3) Golpe do falso motoboy
Já o golpe do falso motoboy, em que a vítima recebe uma ligação informando que o cartão foi clonado e é oferecido o serviço de retirada do cartão mediante a digitação da senha, também é uma nova arma dos criminosos para causar prejuízos. Ao receber uma ligação dessas, você deve desligar imediatamente e informar ao banco. Ainda, ao inutilizar um cartão, tenha certeza de que o chip foi danificado para evitar a possibilidade de usos futuros.
4) Golpe do WhatsApp
Mais recentemente, dois golpes preocupam bancos e clientes. O golpe do WhatsApp, em que os golpistas clonam o aplicativo da vítima e enviam mensagens para os contatos cadastrados solicitando um empréstimo em nome da pessoa, pode ser evitado ativando a verificação em duas etapas, diretamente no aplicativo. Confira abaixo como ativar:
5) Golpe da central telefônica
Além das compras com cartão, outros tipos de golpe, como os que envolvem ligações telefônicas, também se popularizaram. Em um deles, os golpistas se identificam como funcionários da central antifraude do seu banco e pedem a confirmação de dados confidenciais e da senha utilizada para transações financeiras. Utilizando a senha e os demais dados, os bloqueios de segurança do seu banco são burlados, e podem ser feitas compras e até saques na sua conta bancária. A melhor forma de não cair nessa armadilha é saber que os bancos nunca solicitam a senha utilizada para transações financeiras durante ligações telefônicas. Caso esse tipo de contato aconteça, desligue imediatamente a avise ao banco.
6) Golpe da troca de cartões
No golpe da troca de cartões, ao efetuar uma compra você tem o cartão trocado por um igual, que é devolvido no lugar do original. Além de trocar o seu cartão, os golpistas ainda podem utilizar de alguma técnica de distração para que você digite a sua senha no campo de valor, para que eles possam utilizá-la junto do cartão trocado e efetuar transações. Nesse caso, para evitar prejuízo, você deve estar sempre atento ao efetuar compras com o cartão: tenha certeza de que os números da sua senha não aparecem na tela da máquina e confira os dados do cartão que está sendo devolvido para você.
7) Golpe da compra repetida
Outra fraude bastante comum, a compra repetida também envolve as compras com cartão efetuadas em maquininhas. Nela, o operador da máquina aproveita uma distração do consumidor para passar a mesma compra duas vezes, alegando que a primeira não deu certo. Para evitar esse golpe, você pode fazer o download do aplicativo do seu banco e ativar a notificação para compras. Sempre que o seu cartão for utilizado, você receberá um aviso. Ao perceber uma transação que você não reconheça, entre imediatamente em contato com o banco.
Proteção aos associados
Como você pode ver, os golpes e fraudes estão cada vez mais sofisticados. Por isso, aqui no Sicredi utilizamos algumas técnicas que nos ajudam a verificar se um associado foi ou está sendo vítima de crimes eletrônicos. Nosso sistema de monitoramento das transações nos ajuda a identificar quando há movimentações financeiras atípicas ou sem o consentimento do associado, o que pode indicar que o titular da conta está sofrendo uma fraude eletrônica em sua conta. Isso visa elevar o nosso patamar de segurança digital e também prevenir esse tipo de ataque.
Já com relação aos golpes, como as ofertas tentadoras ou boletos de cobrança falsos, nossa atuação visa evitar que o valor desviado seja comprometido em outras operações ou instituições financeiras. Dessa forma, tentamos com os bancos envolvidos a recuperação do valor ou a suspensão do pagamento, caso ainda seja possível. Tudo para que o prejuízo ao associado seja o menor possível.
Para saber mais sobre a Semana da Segurança Digital, acompanhe as nossas redes sociais e os canais internos de comunicação.