Standard & Poor’s nos concede classificação em rating global
Pela primeira vez recebemos classificação global da Standard & Poor’s. Considerada uma das principais agências de classificação de risco de crédito do mundo, avaliou o rating de crédito, em escala global, para os nossos próximos 12 meses em BB- e com perspectiva estável. A indicação de perspectiva estável reflete a tendência de manutenção do rating em longo prazo, mesmo em um cenário de incertezas na economia brasileira por causa das consequências da pandemia da COVID-19.
Entre os fatores levados em consideração na avaliação está o fato de que somos uma rede integrada que provê o apoio necessário entre suas cooperativas. A S&P também destacou que continuamos fortalecendo nosso modelo de negócio cooperativo e ampliando o número de associados, assim como o escopo geográfico das cooperativas. Outro ponto relevante para S&P é nosso crescimento médio de mais de 20% nos últimos anos, acima da média do mercado.
“Estar em mais um rating global, agora da S&P, contribui para nosso melhor desempenho nas negociações para captação de recursos no exterior”, afirma Fábio Magalhães Nunes, gerente de Finanças Corporativas.
Conseguimos manter, em julho, o rating de crédito de emissor de longo prazo em Br.AAA, com perspectiva estável, para o rating nacional. A atuação em sistema, refletindo a qualidade de crédito agregada, também foi um dos pontos levados em consideração pela S&P para essa avaliação. As boas métricas de qualidade de ativos e o nosso modelo próprio de negócio, nos torna muito mais competitivos e promove alta estabilidade e fidelidade da base de associados, foram outros aspectos destacados. Os ratings atribuídos pela S&P em nível nacional e global nos colocam no mesmo patamar dos principais conglomerados financeiros do Brasil.
Segundo Nunes, os reconhecimentos são mais uma prova da solidez da instituição financeira cooperativa.
“Nós contamos com práticas de governança corporativa pautadas pela transparência e representatividade de todos os associados, pois eles são os verdadeiros donos do negócio e nos ajudam a tomar as decisões em linha com os princípios do cooperativismo. Essa atuação em sistema e com responsabilidade corporativa tem nos permitido crescer de forma contínua, segura e como referência no segmento de cooperativismo de crédito mundial”.
Temos um histórico de boas avaliações das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo. Nos ratings de longo prazo nacional, além da nota Br.AAA, da Standard & Poor’s, a instituição recebeu a avaliação AA (bra) da Fitch Ratings e Aa1.Br, da Moody’s. Nos ratings de longo prazo globais, além da Standard & Poor’s, o Sicredi foi classificado como Ba2 pela Moody’s. Existem diferenças nas escalas de cada agência, com a comparação entre os ratings em escala global de cada uma.
Grau de investimento são os ratings acima de ‘BBB-’ em escala global, o que significa que são menos arriscados. Abaixo disso, são os ratings com grau especulativo, com maior risco de calote. Esses conceitos não são aplicáveis a ratings em escala nacional. Escala global é aquela que permite comparação entre entidades de diferentes regiões e indústrias. Escala Nacional é o rating que vemos acompanhando as informações de investimentos no Brasil, por exemplo.