Associados da Cooperativa recebem créditos de juros ao capital no dia 10 de dezembro
Os associados da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia recebem no próximo dia 10 de dezembro o crédito referente aos juros do capital social do ano de 2021. Ao todo, cerca de R$ 6 milhões serão creditados na conta capital de cada associado.
Ao se associar a uma cooperativa de crédito, cada pessoa integraliza a chamada quota de capital e, assim, passa a deter parte da instituição. Essa quota fica depositada na conta capital, sendo que, anualmente, a Cooperativa pode realizar o pagamento de juros sobre esse valor, conforme autoriza a legislação.
Para o cálculo de juros ao capital em 2021, foi considerada a porcentagem de 3,6%, conforme a taxa Selic no período de 09 de dezembro de 2020 a 24 de novembro de 2021.
“Considerando que somos uma sociedade feita de pessoas para pessoas, o pagamento de juros ao capital é um momento importante em uma cooperativa de crédito, na medida em que se trata de retribuir ao associado a confiança depositada na instituição. Com o pagamento de juros ao capital, estamos estimulando que mais pessoas venham conhecer o modelo cooperativo e façam parte de um modelo que beneficia a todos”, salienta Celso Ramos Regis, presidente da Cooperativa.
O pagamento de juros ao capital representa a solidez da cooperativa. Além dos juros ao capital, os associados recebem a distribuição de resultados, que é um percentual do resultado líquido da cooperativa, definido em Assembleia.
Importante ressaltar que na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, o valor recebido de Juros ao Capital deverá ser informado no campo destinado aos Rendimentos Tributáveis.
No caso de associados pessoa física, os juros ao capital estão sujeitos à retenção na fonte pela tabela progressiva do imposto de renda. No caso de associados pessoa jurídica, não há retenção do IR.