A Reitora, Celia Maria Silva Correa Oliveira, recebeu no dia 28 de agosto, os mestrandos franceses Nicolas Dugast e Théo Viale
A Reitora, Celia Maria Silva Correa Oliveira, recebeu no dia 28 de agosto, os mestrandos franceses Nicolas Dugast e Théo Viale, que encerraram o período de pesquisas na região Sul do Pantanal da Nhecolândia. O professor Ary Tavares Rezende Filho, a professora venezuelana Laura Ysabel Torres Rondon, e o gerente do Sicredi Alex de Souza Ferreira, também estiveram presentes.
A parceria com universidades francesas foi formalizada no ano passado, por meio de um convênio, visando fortalecer a cooperação internacional e promover pesquisas e intercâmbio de professores, acadêmicos e técnicos administrativos. “No entanto, é importante ressaltar que trabalhos de cooperação e de intercâmbio, entre a UFMS e universidades francesas como a Université D’Avignon, existiam desde 1998”, disse a reitora.
Na ocasião a reitora explicou e agradeceu a parceria com a Sicredi União MS/TO, que disponibilizou ajuda de custo para que os estudantes franceses pudessem permanecer durante três meses em Mato Grosso do Sul. “Hoje além dos órgãos de fomento, podemos contar com a ajuda da Sicredi para o desenvolvimento das atividades de pesquisa na universidade. Esta colaboração permitiu que toda uma logística de pesquisa no Pantanal, que envolve barco, carro, hospedagem, alimentação, fosse viabilizada. Sem esta ajuda não seria possível receber os alunos franceses”, comentou.
Para o gerente Alex, esta foi uma oportunidade da Sicredi cumprir o seu papel. “Por estarmos presentes também dentro de uma instituição de ensino entendemos que é nossa missão fortalecer esta parceria e incentivar as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, avalia.
Nicolas Dugast e Théo Viale são mestrandos em “M1 Hydrogeologie, Sol et Environnement”, na Université D’Avignon. Na UFMS, Nicolas realizou estágio no programa de pós-graduação em Química, sob a orientação dos professores Ary Tavares Rezende Filho e Silvio César de Oliveira. Já Théo fez o estágio no programa de pós-graduação em Geografia do câmpus de Três Lagoas, também sob a orientação do professor Ary.
O objetivo dos pós-graduandos no país foi coletar dados sobre os fluxos de águas superficiais e sub-superficiais da região Sul do Pantanal da Nhecolândia relacionadas à altimetria, condutividade eletromagnética do solo, entre outras características.
De acordo com o professor Ary as informações coletadas vão colaborar em duas pesquisas realizadas no Brasil: uma na UFMS, sob sua coordenação; e outra na CENA/USP, sob a coordenação do professor Laurent Barbiero.
Na Université D’Avignon, o orientador dos mestrandos é o professor Vicent Valles. Desde o dia 18 de agosto, os pós-graduandos iniciaram uma nova fase na pesquisa com a ajuda da professora Laura, da Facultad de Ciências da Universidad Central da Venezuela, que é especialista no software Visual Modflow de modelização utilizado pelo professor Valles.