4 dicas práticas para revolucionar suas finanças
Controlar gastos e planejar investimentos não precisa ser uma tarefa cansativa – nem difícil. Mesmo aqueles que não têm afinidade com os números podem se beneficiar ao seguir algumas dicas práticas e manter as finanças em ordem sem dores de cabeça. Confira:
Coloque contas no débito automático
Essa é uma boa dica para os esquecidos de plantão. Se você se identificou, lá vai: para evitar que a correria do dia a dia faça você atrasar o pagamento de contas, tendo prejuízos com multas, uma boa opção é colocar as contas fixas como conta de celular, água e luz em débito automático. Não sabe como fazer? Fale com o seu gerente de conta.
Automatize aplicações financeiras
Tem dificuldade em ver um dinheiro sobrando e não sair gastando? A gente sabe que às vezes é difícil resistir às tentações. A ideia aqui é programar para que parte dos depósitos que entram na sua conta sejam transferidos automaticamente para aplicações financeiras, como poupança, por exemplo. Essa é uma ótima solução para quem não tem disciplina para poupar, já que o investimento pode ser feito logo que o salário é depositado.
Faça um controle mensal
Com pagamentos programados de forma automática, é necessário criar um controle financeiro para monitorar despesas e rendimentos. A ferramenta pode ser um simples caderno de anotações ou, para os mais digitais, uma planilha no computador. Quem é menos disciplinado para anotar todos os gastos, pode optar pelos diversos tipos de aplicativos que atualizam automaticamente suas movimentações ao se conectarem à sua conta corrente.
Sempre revise tarifas bancárias e aplicações
É muito importante revisar periodicamente o valor de tarifas e juros cobrados em financiamentos, além do rendimento de aplicações financeiras. Se você utiliza esses serviços, fique atento e verifique regularmente se vale a pena mudar de instituição financeira ou migrar o valor aplicado para investimentos mais rentáveis. Revisões a cada seis meses são ideais para aproveitar as boas oportunidades de negócios e renegociações. Vai ser difícil lembrar? Uma solução simples é agendar lembretes no calendário do celular e já programá-los para que sejam repetidos a cada seis meses ;).