Cooperativa de crédito dá os mesmos direitos a todos, afirma liderança mundial feminina
Embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes, Martha Rozen afirma que cooperativas de crédito auxiliam no desenvolvimento econômico e social no mundo
A embaixadora da Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN), sigla em inglês, do programa do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito, Woccu, Martha Rozen explanou durante a 3ª Edição do Encontro Mulheres Empreendedoras que as cooperativas têm papel fundamental no desenvolvimento mundial. “As cooperativas nasceram por um conjunto de seres humanos que querem ajudar os outros a melhorarem suas vidas e para que elas alcancem seus objetivos”. O evento foi realizado no último dia 9, pela Sicredi União MS/TO, no auditório do Sebrae/MS em Campo Grande.
Conforme Martha, que também é vice-presidente da Cooperativa de Crédito One AZ, do Arizona (EUA), as cooperativas de crédito surgiram como uma opção para desenvolver economicamente e também socialmente uma região, cidade, Estado ou até mesmo uma nação. “Cada associado recebe seu dinheiro, tendo a possibilidade de economizar, investindo em uma cooperativa tem como movimentar a economia daquela região com movimentações melhores, mais rápidas, com taxas justas para todos tenham oportunidade”, disse.
Ela ainda levou uma reflexão, a um auditório lotado, de que as cooperativas de crédito levam a igualdade em direitos para todas as pessoas e que “não tem a ver com a quantidade de dinheiro, mas num uso racional e direcionado ao desenvolvimento dos associados, e consequentemente de todos os envolvidos, de forma saudável e sustentável”.
Importância da mulher de negócios
O Presidente da Sicredi Central Brasil Central, Celso Ronaldo Figueira, acrescentou que o evento dedicado às mulheres, que contou com a participação do Sebrae/MS, vem de encontro aos esforços que a cooperativa de crédito vem desenvolvendo pelo Brasil. “Quando falamos de Sicredi estamos falando com uma sociedade de pessoas que se preocupam em fazer o nosso país cada vez melhor”
A diretora de operações do Sebrae/MS, Maristela França reforçou também a importância da mulher no empresariado, seja ela micro, pequena ou média empresa. “Olhando as pesquisas realizadas pelo Sebrae, focando na mulher de negócios, em sua maioria, ela pensa se ela está contribuindo com o seu bairro, ou mesmo se está fazendo algo pela sociedade. E na nossa cabeça (mulheres) o lucro é uma consequência natural”.
Case de sucesso
A empresária Luzi Reis contou também durante o evento como passou de uma simples associada da Sicredi União MS/TO, depois de uma simples reunião de condomínio para uma empresária com três negócios de sucesso em Campo Grande, e seu envolvimento com a cooperativa de crédito.
“O Sicredi me chamou a atenção pelo seu atendimento, acolhimento desde quando apresentamos uma proposta ao condomínio em que eu morava na época. Daquele dia em diante, minha vida não foi a mesma e hoje sou uma empresária de sucesso porque tenho minha cooperativa me apoiando e me dando suporte”, declarou.
1º Comitê Mulher do Centro-Oeste
A 3ª Edição do Encontro Mulheres Empreendedoras ainda contou com uma cerimônia de lançamento oficial do primeiro grupo de mulheres a integrar o Comitê Mulher da Sicredi União MS/TO, que trabalha em cooperação com os demais comitês e núcleos da cooperativa no Centro-Oeste.
A coordenadora do Comitê Mulher, Ingrid Müller Costa, o grupo de mulheres se sente prestigiada por contar com estrutura e apoio da cooperativa de crédito, além de poder contribuir com atividades voluntárias para atender a todos associados.
No fim do evento, as participantes receberam flores e bolsas confeccionadas com materiais recicláveis pelo Comitê de Assistência Social, que conta com a participação de associadas voluntárias, muitas delas agora também incluídas no Comitê Mulher Sicred União MS/TO.