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Semana da Segurança Digital: saiba como prevenir golpes e fraudes online

27/10/2020
A FEBRABAN realizará a 2ª Semana da Segurança Digital, entre 25 e 31 de outubro, e contará mais uma vez com o nosso apoio.

​​​Em um momento como este, em que nossas atividades estão cada vez mais inseridas no mundo digital, é preciso estar atento a segurança dos nossos dados pessoais. Nossa rotina no ambiente virtual foi intensificada com a pandemia da COVID-19, onde cada vez mais realizamos diversas transações de forma online e ficamos suscetíveis aos golpes e fraudes que acontecem nesse ambiente virtual.


Tendo em vista todas essas mudanças nos golpes e fraudes, que estão cada vez mais sofisticados, a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), de 25 a 31 de outubro, realizará a sua 2ª Semana da Segurança Digital, com apoio das instituições financeiras, e que contará mais este ano com o nosso apoio. O objetivo é de conscientizar a população para o uso seguro da internet e dos canais digitais, informando e ressaltando medidas de prevenção aos tipos de golpes e fraudes que acontecem enquanto se está online.


"A Semana da Segurança Digital nasceu com a intenção de tratar um ponto muito importante, a conscientização de segurança dos usuários no mundo digital. Considerando todo o movimento de mudança que a sociedade está passando, com novos formatos de consumo através dos meios digitais, novas formas de realizar operações financeiras, com mais autonomia, mobilidade e dinamismo, essa ação é muito relevante, pois traz para reflexão o quanto é importante e necessário disseminarmos essa cultura de segurança, onde o comportamento do usuário é fator principal, através de boas práticas para proteger seus dados, estar atento as abordagens suspeitas e promoções tentadoras. Sabemos que nem tudo é tecnologia, uma pessoa bem informada pode promover um ambiente com alto nível de segurança", alerta Thays Catena, coordenadora de Prevenção a Fraudes.


Dessa forma, assim como a tecnologia, nossos hábitos seguem se transformando e cada vez mais estamos conectados boa parte do nosso tempo. Enquanto, antes precisávamos sair de casa para ir ao supermercado, à farmácia ou à uma loja, agora estamos há um toque de produtos e serviços através de aplicativos e sites que acessamos pelo ambiente virtual. Por isso, é preciso muita atenção quando estamos realizando transações online, pois o número de fraudes e golpes realizados contra usuários é cada vez mais comum e muitas vezes disponibilizamos nossos dados pessoais sem mesmo percebermos. 


Confira abaixo, 5 dicas para manter os seus dados pessoais e dos nossos associados protegidos:


Pix
O novo meio de pagamento instantâneo exige os mesmos cuidados dos outros formatos que já conhecemos. Não acesse links duvidosos e fuja de e-mails ou mensagens de WhatsApp enviadas por pessoas desconhecidas para fazer pré-cadastro, cadastro ou compartilhar qualquer dado. É importante reforçar que ligações recebidas em nome do Sicredi, para pedir dados pessoais, não devem ser consideradas. No momento, o nosso único canal oficial com os associados para fazer o cadastro da chave no Pix é o aplicativo Sicredi.

 

WhatsApp
Os golpes no aplicativo se tornaram muito mais comuns, visto que há criminosos que "clonam" os números e passam-se pela pessoa, ao qual clonaram o número, pedindo dinheiro aos contatos deste número. Para evitar este incidente, você pode ativar a opção "Verificação em duas etapas". Você encontra essa funcionalidade ao abrir o WhatsApp e ir em Configurações/Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. Assim, você cadastra uma senha que será solicitada periodicamente pelo app e fica mais seguro. Nunca informe essa senha, o código de verificação ou seus dados pessoais para outra pessoa. O mesmo vale para o outro lado. Caso algum de seus contatos peça a você para realizar alguma transação, confirme se quem está falando é realmente a pessoa que conhece.


Sites falsos
Fique atento a promoções e preços muito abaixo do valor de mercado nas suas compras online. É importante conferir a reputação da loja em que está comprando em sites de reclamação de consumidores e nas redes sociais. Sempre digite o endereço da loja direto no navegador, evitando clicar em links recebidos e, no caso dos leilões eletrônicos, desconfie dos que solicitam o pagamento direcionado a pessoas físicas.


Boleto adulterado
Verifique sempre os dados do pagador e beneficiário que receberá o valor, garantindo que são de quem você realmente comprou o produto ou serviço. Normalmente os golpistas entram em contato se passando por colaboradores de instituições financeiras e/ou outras empresas, oferecendo descontos em quitação de financiamento ou em contas de telefone, por exemplo, e mandam um novo boleto para pagamento. Avise o associado que caso apareça um nome que ele não conheça, que não realize o pagamento e entre em contato diretamente com a gente.


Engenharia social
Muitos golpistas induzem pessoas a repassar dados confidenciais ou abrir links de sites falsos ou que contenham vírus. E como isso acontece? Eles entram em contato, se passando por colaboradores, e tentam convencer a pessoa a passar informações confidenciais. Fique atento e informe aos nossos associados que o Sicredi não entra em contato para pedir senha ou código de segurança, e também não solicitamos acesso ao aplicativo e nem para a atualização do dispositivo. Caso você receba essas solicitações, não forneça nenhum dado e procure a sua Cooperativa.

Quer saber mais? Continue acompanhando as nossas redes sociais e os nossos canais internos. E também, você pode acessar o site do Sicredi e o site da Febraban https://antifraudes.febraban.org.br.​

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