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Sicredi lança campanha com 26 histórias de diferentes regiões do país conectadas pelos impactos positivos do cooperativismo

04/07/2019
O Sicredi faz parte da vida dos associados, como ferramenta de trabalho e de conquistas pessoais. Nada mais natural, então, que ressaltemos também nos filmes suas histórias e vivências, pois enriquecem ainda mais a troca de experiências

O sonho de um imigrante haitiano se concretizou recentemente quando foi possível viabilizar a vinda de sua família ao Brasil. Atividades esportivas gratuitas têm sido oferecidas a crianças carentes graças a um projeto que saiu do papel. Uma vila de pescadores passou a ter acesso à internet em razão da aposta de um microempresário provedor de internet. Essas são algumas das histórias que serão contadas pelo Sicredi em sua campanha institucional que irá ao ar a partir de 1º de julho.

 

Confira o primeiro vídeo que foi ao ar ontem: https://www.facebook.com/Sicredi/videos/1896646513769822/

 

Serão 13 vídeos que evidenciarão um intercâmbio de trajetórias pessoais e de vivências dos associados com o Sicredi, que têm algo em comum: todos eles tiveram suas realidades transformadas com o apoio da instituição financeira cooperativa. "O Sicredi faz parte da vida dos associados, como ferramenta de trabalho e de conquistas pessoais. Nada mais natural, então, que ressaltemos também nos filmes suas histórias e vivências, pois enriquecem ainda mais a troca de experiências", explica Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação, Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi.

 

Em cada um dos vídeos que compõem a principal ação de publicidade institucional do Sicredi em 2019, um associado vai até a região onde mora outro associado, para conhecer uma realidade diferente da sua. "Muito mais que meros deslocamentos e visitas a uma cidade até então desconhecida, os encontros mostrados nos vídeos evidenciam as trajetórias pessoais e os benefícios gerados pelo relacionamento de proximidade dos associados com o Sicredi", afirma Ana.

 

Os 13 programetes, como também são chamados os filmes, abordam temas como a presença nacional e solidez do Sicredi, o seu papel no desenvolvimento regional e das comunidades onde atua, as empresas que cresceram com o apoio da instituição, a sua participação na realização dos sonhos dos associados, as diferentes formas de relacionamento deles com suas cooperativas de crédito, o fomento ao agronegócio e o empreendedorismo feminino.

 

Produzidos pela Mythago Produções, com roteiro da agência Morya, os vídeos foram captados em locações de norte a sul do país. Os programetes contam com imagens feitas em território cearense, com passagem por Caucaia; catarinense, com gravações em Imbituba; e gaúcho, em Caiçara, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Nova Petrópolis, Santo Cristo e Victor Graeff. A equipe também passou por Arenópolis e Urutaí, em Goiás; Alta Floresta, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Vila Bela da Santíssima Trindade, no Mato Grosso; Maringá, Moreira Sales, Realeza e São José dos Pinhais, no Paraná; Boituva e Marília, em São Paulo; além das capitais Belém (PA), Campo Grande (MS) e São Paulo (SP).

 

Os vídeos irão ao ar nos intervalos do Jornal Nacional, durante 13 semanas, na Rede Globo, além dos canais por assinatura GloboNews, SporTV e Discovery H&H. Também estarão disponíveis no site do Sicredi e nos perfis da instituição nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn, Twitter e YouTube.

 

"Cruzando suas trajetórias e experiências pessoais, de forma verdadeira, nossa campanha tem a delicadeza de mostrar a vida dos associados como ela é, sempre com o viés da conquista, do positivo, do otimismo. Afinal, compartilhar vivências e colher resultados têm tudo a ver com a essência do Sicredi e a dos seus associados", finaliza a superintendente de Comunicação, Marketing e Canais.

 

A investida tem um objetivo claro: expandir a base de associados, dos atuais 4,2 milhões para 5 milhões em 2020.

 

Não é uma meta difícil de ser alcançada. No atual cenário de crise econômica e desconcentração bancária do sistema financeiro, modelos menos burocráticos e mais "generosos", como os das cooperativas de créditos, se tornam chamariz. O motivo? Taxas de juros para empréstimos em média 50% mais baixas e a possibilidade de receber uma espécie de distribuição de lucros anualmente (embora em caso de prejuízo, a conta também é dividida entres os associados).

 

A representatividade do segmento ainda é pequena, mas segue trajetória ascendente. Segundo dados do Banco Central (BC), até abril deste ano, mais de 10,8 milhões de brasileiros estavam associados a alguma cooperativa de crédito. Desses, a maioria (mais de 90%) é de associado pessoa física (PF). Ainda segundo o BC, mais de 3,9 milhões do total de associados entraram para o sistema cooperativo de crédito nos últimos 5 anos.

 

O Sicredi tem percebido esse crescimento: o número de associados aumentou 77% entre 2012 e 2018 e o das agências, 39%. Hoje, a instituição está presente em 22 estados e o Distrito Federal, por meio de 1.736 agências e pontos de atendimento. Em 210 cidades, é a única instituição financeira existente. Responsável por um ativo de R$ 101 bilhões, a instituição possui atualmente R$ 64,3 bilhões em depósitos totais, dos quais R$ 61 bilhões aplicados em operações de crédito total.

 

Há espaço de sobra para as cooperativas crescerem - cerca de 60 milhões de brasileiros (30% da população) ainda não possuem uma conta em banco, segundo o IBGE. Mas ele é cada vez mais disputado pelas fintechs. Buscando fortalecer sua marca, o Sicredi tem investido na diversificação de produtos e serviços, com foco crescente no digital e no crédito ao empreendedor.

 

Foto: disponivel na web.

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