Sicredi prestigia II TecniFruti e apoia a agricultura no Tocantins
Neste final de semana, a equipe do Sicredi União MS/TO, da agência de Dianópolis, Sudeste do Tocantins, prestigiou a realização da II TecniFruti (Dia Técnico de Fruticultura), do Projeto Manuel Alves.
A Tecnifruti, que tem como objetivo disseminar tecnologias para a fruticultura no Tocantins, é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), do Tocantins, em parceira com o Distrito de Irrigação Manuel Alves (Dima) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e instituições privadas.
O evento faz parte da meta do Programa de Produção Integrada de Frutas e contou com a presença de pesquisadores da Embrapa, autoridades, estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Campis de Dianópolis.
Na oportunidade, a gerente da agência do Sicredi de Dianópolis, Geisa Antunes, participou do evento e falou sobre a importância do projeto Manuel Alves, destacando a parceria da Cooperativa com a agricultura local. “O Sicredi é parceiro do desenvolvimento. Nosso objetivo, além de estar presente com oportunidades, é valorizar atividades que contribuam com o desenvolvimento local, apoiando e incentivando ações que vem de encontro com a necessidade e realidade do produtor”, destacou.
A II TecniFruti, contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Thiago Dourado, representantes de instituições privadas e empresas que produzem tecnologias para a produção de frutas na região, técnicos e produtores rurais e o prefeito de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira.
Durante o evento foram realizadas palestras sobre as culturas produzidas no projeto, além de apresentação do perímetro irrigado.
Projeto Manuel Alves
O Projeto Manuel Alves foi implantado através de convênio entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado do Tocantins, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente.
A área total do projeto é de 20.000 hectares, sendo potencialmente irrigável: 15.000 hectares. Atualmente existem 120 unidades de produção no Projeto, com uma área plantada de 2.077 hectares, com produção anual de aproximadamente 1,5 toneladas de frutas, sendo estimado para este ano, uma movimentação de R$ 17 milhões.
O carro chefe da produção no projeto é a banana com 404 hectares plantados, seguida da manga, abacaxi, coco, maracujá, dentre outras variedades de frutas.