Sicredi União MS/TO participa de lançamento de Escola Pública de Campeões
Projeto apoiado pela cooperativa junto ao poder público formará equipes de futebol com mais de 110 jovens entre 10 e 15 anos para disputar competições
Cooperar no dicionário significa: atuar, juntamente com outros para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforços, auxílio, colaborar. Desta maneira, cooperando, que a Sicredi União MS/TO, por meio de uma parceria, apoia a Prefeitura de Campo Grande no Projeto Escola Pública de Campeões, lançado nesta quinta-feira (24) na Praça Esportiva Belmar Fidalgo. O projeto tem o objetivo de formar uma seleção para representar Campo Grande em competições das categorias de futebol sub11, sub 13 e sub 15.
Ao todo 117 jovens, de 10 a 15 anos, farão parte de uma pré-seleção onde receberão treinamento especializado e aperfeiçoamento no esporte. Essas crianças e adolescentes fazem parte dos treze núcleos da Escola Pública de Futebol que hoje atendem todas as regiões da cidade.
O presidente da Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Régis esteve presente ao evento e participou do lançamento.
Em nome do presidente, o diretor-executivo da Sicredi União MS/TO, Luiz Guilherme Salles Trindade disse que não imaginava a dimensão que as escolas públicas de futebol chegariam, permitindo que fosse criado esse novo projeto, para formar campeões.
“Ninguém imaginava essa amplitude das escolinhas de futebol. A população aderiu de tal maneira que em um ano já são mais de mil crianças envolvidas. Isso demonstra que a parceria da iniciativa privada com o poder público, quando é levada a sério, dá certo!”.
Em nome do prefeito Marquinhos Trad, Adriane Lopes deixou uma mensagem de apoio e motivação para os futuros atletas.
“Acompanho de perto o trabalho das escolas públicas de futebol e sei do empenho de cada um. Se estão aqui hoje é graças ao empenho de vocês e o que eu posso desejar é muito sucesso e que vocês sonhem grande, pois nós acreditamos em vocês. Sintam-se privilegiados, pois essa é, sem dúvida, uma oportunidade para que realizem os seus sonhos de se tornarem grandes atletas”.
O titular da Funesp Rodrigo Terra explicou que neste primeiro momento serão pré-selecionados 9 jovens de cada núcleo para participar do Projeto. Eles farão quatro semanas de treinamento, quando então a comissão técnica formará a turma definitiva com 75 jovens, sendo 25 de cada categoria.
“O projeto de aperfeiçoamento nasceu da Escola Pública de Futebol, que hoje reúne cerca de 1.300 alunos. Quando identificamos a dimensão que esses núcleos atingiram começamos a pensar no depois, no após o aprendizado. Pensamos no próximo passo e, para que o sonho deles não se desfaça conseguimos desenvolver um projeto para que eles possam se formar e se aperfeiçoar. A partir daí estarão preparados para seguirem carreiras como atletas profissionais. Estamos fazendo a nossa parte que é a de criar oportunidades para essas crianças e jovens”.
Depoimentos
O jovem Felipe Nogueira, de 13 anos, disse que está bastante animado com esse projeto. “A escolinha da prefeitura foi a primeira chance que eu tive de me aproximar desse mundo mais sério do futebol. Agora eu estou buscando um grupo de formação para chegar onde eu quero”, disse ele, que faz parte do núcleo do Guanandizão.
Já o Matheus Eduardo Vicente, de 12 anos, contou que está começando a realizar seu grande sonho que é o de ser um jogador tão bom quanto o Neymar. “O Neymar é o meu exemplo. Sei que se eu me esforçar vou longe. Estou feliz com tudo o que está acontecendo comigo”, comemorou o aluno do núcleo do Aero Rancho.
Treinamento
Os treinos para os 117 jovens, que farão parte da pré-seleção, serão orientados pelos técnicos e ex-jogadores Paulinho Rezende, Gilmar Calonga, Nei Magalhães e o treinador de goleiros, Plínio Roberto Silva. A equipe vai trabalhar os fundamentos e posicionamento em campo, entre outros.
As atividades vão acontecerão na Praça Belmar Fidalgo para as categorias sub 11 e sub 13, e no Parque Ayrton Senna para a turma do sub 15. Com início no dia 26 de maio, os treinamentos serão realizados aos sábados.
FOTOS: Marlon Ganassin / Divulgação Sicredi
(Com informações Prefeitura de Campo Grande)