Skip directly to content

Standard & Poor’s nos concede classificação em rating global

10/09/2020

​​​​​​​​Pela primeira vez recebemos classificação global da Standard & Poor’s. Considerada uma das principais agências de classificação de risco de crédito do mundo, avaliou o rating de crédito, em escala global, para os nossos próximos 12 meses em BB- e com perspectiva estável. A indicação de perspectiva estável reflete a tendência de manutenção do rating em longo prazo, mesmo em um cenário de incertezas na economia brasileira por causa das consequências da pandemia da COVID-19. 
Entre os fatores levados em consideração na avaliação está o fato de que somos uma rede integrada que provê o apoio necessário entre suas cooperativas. A S&P também destacou que continuamos fortalecendo nosso modelo de negócio cooperativo e ampliando o número de associados, assim como o escopo geográfico das cooperativas. Outro ponto relevante para S&P é nosso crescimento médio de mais de 20% nos últimos anos, acima da média do mercado. 
 

“Estar em mais um rating global, agora da S&P, contribui para nosso melhor desempenho nas negociações para captação de recursos no exterior”, afirma Fábio Magalhães Nunes, gerente de Finanças Corporativas.​


Conseguimos manter, em julho, o rating de crédito de emissor de longo prazo em Br.AAA, com perspectiva estável, para o rating nacional. A atuação em sistema, refletindo a qualidade de crédito agregada, também foi um dos pontos levados em consideração pela S&P para essa avaliação. ​As boas métricas de qualidade de ativos e o nosso modelo próprio de negócio, nos torna muito mais competitivos e promove alta estabilidade e fidelidade da base de associados, foram outros aspectos destacados. Os ratings atribuídos pela S&P em nível nacional e global nos colocam no mesmo patamar dos principais conglomerados financeiros do Brasil. 
Seg​undo Nunes, os reconhecimentos são mais uma prova da solidez da instituição financeira cooperativa.

“Nós contamos com práticas de governança corporativa pautadas pela transparência e representatividade de todos os associados, pois eles são os verdadeiros donos do negócio e nos ajudam a tomar​ as decisões em linha com os princípios do cooperativismo. Essa atuação em sistema e com responsabilidade corporativa tem nos permitido crescer de forma contínua, segura e como referência no segmento de cooperativismo de crédito mundial”.​


Temos um histórico de boas avaliações das maiores agências de classificação de risco de crédito do mundo. Nos ratings de longo prazo nacional, além da nota Br.AAA, da Standard & Poor’s, a instituição recebeu a avaliação AA (bra) da Fitch Ratings e Aa1.Br, da Moody’s. Nos ratings de longo prazo globais, além da Standard & Poor’s, o Sicredi foi classificado como Ba2 pela Moody’s. Existem diferenças nas escalas de cada agência, com a comparação entre os ratings em escala global de cada uma.


Grau de investimento são os ratings acima de ‘BBB-’ em escala global, o que significa que são menos arriscados. Abaixo disso, são os ratings com grau especulativo, com maior risco de calote. Esses conceitos não são aplicáveis a ratings em escala nacional. Escala global é aquela que permite comparação entre entidades de diferentes regiões e indústrias. Escala Nacional é o rating que vemos acompanhando as informações de investimentos no Brasil, por exemplo. 

AddToAny