Skip directly to content

União em Dobro – Relembre como foi a campanha que fez história na cooperativa

15/09/2021

A campanha social União em Dobro aconteceu de abril a junho deste ano, mas a mobilização continua trazendo frutos para a cooperativa. Com uma premissa desafiadora – dobrar a quantidade total de arrecadações realizadas – a campanha União em Dobro esteve inserida em um momento delicado da sociedade. A pandemia de Covid-19 trouxe à tona a necessidade de ajudar famílias e comunidades que, em meio a outras dificuldades, não tinham acesso ao básico para sobreviver.

Na primeira fase da campanha, alimentos não-perecíveis tomaram conta das agências, espalhadas nos três Estados de atuação da cooperativa – Mato Grosso do Sul, Tocantins e na região Oeste da Bahia.

Durante o mês de abril, o cenário no ambiente de trabalho ficou “decorado” com doações de arroz, feijão, macarrão, óleo de soja, açúcar e outros itens alimentícios essenciais para a alimentação das famílias.

Apesar de vivenciarmos a essência cooperativista todos os dias, sem dúvidas o início da União em Dobro deixou claro que sempre é possível fazer um pouco mais. E esse pouco mais foi muito além do esperado.

Ao todo, 96 toneladas de alimentos não-perecíveis foram arrecadadas. E que se transformaram em 192 toneladas de donativos, direcionados a quem mais precisa.

Na sequência, a campanha concentrou-se em itens de higiene pessoal e limpeza. Durante o mês de maio, as doações não pararam de chegar, com colaboradores e associados engajados em coletar os itens e preparar cestas para doação.

A segunda fase foi finalizada com 6 toneladas arrecadadas, que, dobradas, tornaram-se 12 mil quilos de materiais de higiene pessoal – como papel higiênico, creme dental, sabonete – e de limpeza – desinfetante, esponja, sabão em pó, água sanitária – que fizeram a diferença na vida de milhares de pessoas.

Em junho, na última fase, leite em pó foi o foco das doações. E ainda que a arrecadação tenha sido mais tímida, o impacto é considerável, ao pensarmos que o mínimo que entregamos é o suficiente que alguma pessoa precisa para recuperar a dignidade e a qualidade de vida.

Foram 3000 quilos de leite em pó coletados, que, ao fim, viraram 6 toneladas entregues para famílias com crianças e idosos, dois públicos que necessitam desse tipo de item no seu cardápio diário.

Ao olharmos para trás, temos a certeza de que o que fizemos foi extraordinário. E nossas intenções são a prova de que o cooperativismo faz parte de quem somos e de tudo o que fazemos. E a campanha União em Dobro deixou evidente que todos – colaboradores, associados, parceiros – somos humanos, preocupados com o próximo e engajados para transformar vidas. Veja no vídeo a seguir alguns momentos marcantes da campanha:
 

AddToAny