Skip directly to content

Voluntários mostram a força da interação social com crianças no Dia C

29/06/2016
Em ambas as cidades, o Dia C focou em atividades de conscientização e recreação para um público essencialmente jovem

Ser voluntário é dedicar parte do tempo livre, sem remuneração alguma, em prol de ajudar outras pessoas que estejam necessitando. Em quem pratica, a recompensa é um sentimento de bem-estar interior indescritível. O Dia de Cooperar, ou Dia C, como é conhecido, tem proporcionado essa sensação em muita gente, como aconteceu nas ações realizadas nos municípios de Araguaína e Araguatins no dia 25 de junho.

Em ambas as cidades, o Dia C focou em atividades de conscientização e recreação para um público essencialmente jovem. Na Praça dos Pioneiros, em Araguatins, tendo como cenário o imponente Rio Araguaia, os 40 voluntários mobilizados pelo Sicredi e os cerca de 200 beneficiados da ação participaram de muitas brincadeiras, como corrida do saco, pintura facial, cabo de guerra, estoura balão, corrida com ovo, dança, produção de penteados, pula-pula e interação com o mascote da campanha.

Araguaína não deixou por menos e ofereceu palestras sobre cooperativismo, meio ambiente e trânsito. Não faltou também cuidados com a saúde, com aferição de pressão arterial e medição do índice de glicose no sangue e, claro, muita diversão, proporcionada por 50 voluntários a cerca de 400 beneficiados. Teve distribuição de picolé, refrigerante, pipoca, algodão doce, brindes e competições de pula-pula, escorregador, e gincana educativa sobre lixo. O Coral da Unimed soltou a voz e encantou o público presente.

Para Larissa Cavalcante, voluntária da Unimed Araguaína, que participa da ação pelo segundo ano, não tem preço servir as crianças e ver o brilho em seus olhos, mas também seus pais, que acabam virando crianças também e entram nas brincadeiras. É muito gratificante proporcionar esse momento a eles. A nota que dou a esse projeto é 10. Amo crianças. Me sinto honrada em participar e contribuir para a alegria delas, relatou.

A experiência em participar do Dia C em Araguatins, para o estudante do IFTO (Instituto Federal do Tocantins) local, Baltazar Ferreira, foi única. Foi algo diferente na minha vida, poder estar juntos com tantas crianças em uma atividade de lazer e mostrando ainda os princípios do cooperativismo. Isso gera um sentimento e uma vontade de crescimento junto com a comunidade, descreveu. Essa opinião é reforçada por Wilikely de Freitas Cavalcante, da Cooperativa União MS, que aprovou a interação entre cooperativas e comunidades através de trabalhos sociais. Me emocionou interagir com as crianças da APAE, foi lindo, comemorou.
 
O presidente de uma as cooperativas parceiras em Araguaína, a Valleccop, Antônio Ventura, destacou a responsabilidade social das entidades parceiras de oferecer esse trabalho em favor das comunidades. Neste ano, atendemos pessoas carentes e nos sentimos engradecidos, disse ele, sem esconder a emoção ao falar da iniciativa. Além da Vallecoop, foram parceiras no Dia C em Araguaína as cooperativas Coopermoto, CMEAR, Unimed, Cooperlota, Sicoob (Unisicoob), Unicred e Sicoob Credipar. O evento foi realizado pela manhã no Colégio Tereza Hilário, que fica no Setor Raizal.

Fonte: Ascom Sistema OCB/SESCOOP-TO

Fotos

AddToAny